domingo, 24 de janeiro de 2016

Homilia: III Domingo do Tempo Comum - Ano C

Orígenes
Sermão 32 sobre o Evangelho de São Lucas
“Hoje, nesta assembleia, fala o Senhor”

Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se estendeu por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o louvavam.
Quando lês: Ensinava nas sinagogas e todos o louvavam, cuida para não julgar ditosos somente a eles, crendo-te privado de doutrina. Porque se é verdade o que está escrito, o Senhor não falava somente naquela ocasião, nas sinagogas dos judeus, mas também hoje, nesta assembleia, fala o Senhor. E não somente nesta, mas também em qualquer outra assembleia e em toda a terra ensina Jesus, buscando os meios adequados para transmitir o seu ensinamento. Orai para que também a mim me encontre disposto e apto para engrandecê-lo!
Depois foi a Nazaré, onde se tinha criado, entrou na sinagoga, como era seu costume aos sábados, e colocou-se em pé para fazer a leitura. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, encontrou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu”. Não foi por mera casualidade, mas providência de Deus que, desenrolando o livro, encontra-se o capítulo de Isaías que falava profeticamente dele. Pois se, como está escrito, nem um só pardal cai na armadilha sem que o disponha vosso Pai e, se os cabelos da cabeça dos Apóstolos estão contados, possivelmente tampouco o fato de encontrar-se precisamente com o livro do profeta Isaías, e concretamente não com outra passagem, mas com esta, que sobressai o mistério de Cristo: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu - não duvidemos que é o mesmo Cristo quem proclama este texto -, há que pensar que não aconteceu porque realmente tenha sido produto do jogo da causalidade, mas porque ocorreu de acordo com a economia e a providência divina.
Terminada a leitura, Jesus, enrolando o livro, o devolveu ao auxiliar e se sentou. Toda a sinagoga tinha os olhos fixos nele. Também agora, nesta sinagoga, nesta assembleia, podeis - se assim o desejais - fixar os olhos no Salvador. Desde o momento em que tu dirijas o mais profundo olhar de teu coração para a Sabedoria, para a Verdade e ao Unigênito de Deus, para mergulhar em sua contemplação, teus olhos estão fixados em Jesus. Ditosa a assembleia, da qual a Escritura testifica que os olhos de todos estavam fixos nele! O que eu não daria para que esta assembleia merecesse semelhante testemunho, de maneira que os olhos de todos: catecúmenos e fieis, homens, mulheres e crianças, tivessem os seus olhos fixos em Jesus! E não os olhos do corpo, mas os da alma. De fato, quando os vossos olhos estiverem fixos nele, sua luz e seu olhar farão vossos rostos mais luminosos, e podereis dizer: A luz da tua face nos assinalou, Senhor.
A ele corresponde a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 623-625. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São João Damasceno para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário