quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Ofício Divino (Liturgia das Horas)

O Ofício Divino ou Officium Divinum é o livro que contém os formulários para a oração da Liturgia das Horas (Liturgia Horarum). Esta é a oração comunitária oficial da Igreja, recitada por sacerdotes, religiosos e mesmo leigos a fim de, seguindo os ritmos do Ano Litúrgico, santificar as várias horas do dia.
O Ofício Divino, cuja estrutura foi reformulada pelo Concílio Vaticano II, teve sua primeira edição típica publicada em 1971. Posteriormente, em 1985 foi publicada a segunda edição típica, cuja tradução data de 1992 e é a versão atualmente utilizada.

Atualmente o Ofício Divino está dividido em sete momentos: Laudes (oração da manhã), Vésperas (oração da tarde), Ofício das Leituras (recitada a qualquer hora do dia), três Horas Médias (9h, 12h e 15h) e Completas (oração da noite). Uma oitava oração, o Invitatório, reza-se sempre junto da primeira hora rezada no dia (Laudes ou Ofício das Leituras).


O elemento central da Liturgia das Horas é a recitação dos Salmos, divididos em um ciclo de quatro semanas (Saltério). Excetuam-se as solenidades e festas, com salmodias próprias. Além dos salmos, a Liturgia das Horas contém leituras da Sagrada Escritura e dos escritos dos santos, hinos, preces e orações, conforme o tempo litúrgico.

De preferência, a Liturgia das Horas seja rezada em comunidade e acompanhada de canto, o que se observa nos mosteiros e casas religiosas. Onde isto não for possível, pode-se rezá-la individualmente. Além disso, permite-se a recitação da Liturgia das Horas unida à Exposição e Bênção Eucarística ou mesmo à Celebração Eucarística.


Os livros para a Liturgia das Horas atualmente são quatro:

1. Ciclo do Natal: Do I Domingo do Advento até a Festa do Batismo do Senhor.
2. Ciclo Pascal: Da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.
3. Tempo Comum I: Da segunda-feira da I Semana Comum até o sábado da XVII Semana do Tempo Comum.
4. Tempo Comum II: Do XVIII Domingo do Tempo Comum até o sábado da XXXIV Semana Comum.

Além dos formulários para os vários tempos do Ano Litúrgico, os volumes da Liturgia das Horas contêm todas as solenidades, festas e memórias do Senhor, da Virgem Maria e dos santos presentes no Calendário Romano. Acrescentam-se vários formulários comuns para as diversas classes de santos, para dedicação de igreja e em honra dos fieis defuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário