segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Rituais I: dos Sacramentos

Os Rituais (do sânscrito rita, o que é conforme a ordem) são os livros litúrgicos que contêm todo rito para a celebração dos Sacramentos, dos Sacramentais e para o Culto Eucarístico fora da Missa: as orações, as leituras e as orientações. Excetua-se aqui a Eucaristia, cujas orações constam no Missal e as leituras nos Lecionários.


Antes do Vaticano II, todos os ritos eram publicados em um só volume, denominado Sacramentário ou Ritual Romano (Rituale Romanum). Após a reforma conciliar, todos os Sacramentos e Sacramentais foram revistos e receberam mais elementos, sobretudo um número maior de leituras. Com isso, a publicação em um livro só ficaria inviável, sendo então elaborados rituais para cada Sacramento e Sacramental.

Os rituais para a Celebração dos Sacramentos são:

Ritual do Batismo de Crianças (Ordo Baptismi Parvolurom): Sua primeira edição típica data de 1969 e a segunda de 1973, cuja tradução data de 1998. Este Ritual contém, precedido de uma Introdução Geral, os ritos para o batismo de crianças, no plural e no singular, o rito a ser usado por ministro extraordinário, o rito abreviado em perigo de morte e o rito de acolhida na igreja de uma criança já batizada. Seguem-se várias leituras a serem utilizadas na celebração e os apêndices, com modelos alternativos de orações.


Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (Ordo Initiationis Christianae Adultorum): Este ritual, cuja edição típica foi publicada em 1972 e sua tradução em 1973, contém, precedidos de uma Introdução Geral, os ritos para a Iniciação Cristã de Adultos. Inicia-se com os ritos do Catecumenato (preparação), passando ao rito dos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia). Seguem-se o rito abreviado em perigo de morte e os ritos da iniciação cristã de criança em idade de catequese. Por fim, seguem-se várias orações e leituras a serem utilizadas nas celebrações e, como apêndice, o rito de admissão na igreja de uma pessoa já batizada.


Ritual da Penitência (Ordo Penitentiae): Tendo sua edição típica publicada em 1973 e traduzida em 1975, este Ritual contém, precedido de uma Introdução Geral, o rito da Penitência ou Reconciliação em suas várias formas: reconciliação individual, reconciliação de vários penitentes com confissão e absolvição individuais e reconciliação de vários penitentes com confissão e absolvição geral (este último utiliza-se apenas em casos específicos, prescritos pelo Direito Canônico e pelo próprio Ritual). Seguem-se várias leituras a serem utilizadas na celebração e, como apêndices, modelos de celebrações penitenciais conforme os tempos litúrgicos e para grupos específicos, além de um modelo de exame de consciência.


Ritual da Unção dos Enfermos e sua Assistência Pastoral (Ordo Unctionis Infirmorum): A edição típica deste Ritual foi publicada em 1972 e sua tradução em 1974. Contém, precedido de uma Constituição Apostólica do Papa Paulo VI e de uma Introdução Geral, os ritos para a comunhão dos enfermos, para a unção dos enfermos, para o viático, para a administração dos sacramentos em perigo de morte iminente e para a encomendação de agonizantes. Seguem-se várias orações e leituras a serem utilizadas nestas celebrações.


Ritual do Matrimônio (Ordo Celebrandi Matrimonium): Sua primeira edição típica foi publicada em 1969, sendo elaborada uma 2ª edição em 1990, cuja tradução data de 1993. Este Ritual contém, precedidos de uma Introdução Geral, os ritos do matrimônio dentro e fora da Missa, do Matrimônio assistido por ministro leigo e do Matrimônio quando só um cônjuge é católico. Seguem-se várias orações e leituras a serem utilizadas na celebração e os apêndices: bênção de noivado, bênção dos esposos em aniversário de casamento e ritos adaptados do Matrimônio.


Nas celebrações com o uso dos rituais, vale o mesmo princípio do uso do Missal: o acólito ou o coroinha toma o Ritual e apresenta-o aberto ao sacerdote quando necessário. Nunca se coloque um Ritual sobre o altar, exceto se for utilizado durante uma Liturgia Eucarística, quando então se coloca-o sobre a atril ou a pulvinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário