quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Cerimonial dos Bispos

O Cerimonial dos Bispos é o livro litúrgico que contém as orientações para todas as celebrações litúrgicas nas quais preside ou ao menos está presente o Bispo. E, como a liturgia episcopal é modelo de toda celebração, pode ser empregado também às celebrações presididas por presbítero, feitas as devidas adaptações. Por isso este livro subintitula-se Cerimonial da Igreja.

Este livro foi reformado após o Concílio Vaticano II, tendo sua edição típica publicada em 1984 e traduzida em 1986. A tradução que utilizamos no Brasil foi a realizada pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal e ligeiramente adaptada, no que concerne à língua e a referência aos textos brasileiros, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Cerimonial não é, em sentido estrito, um livro litúrgico, pois não é utilizado nas celebrações. Contudo, é um dos principais livros a ser utilizado em sua preparação, pois contém todas as rubricas (do latim ruber, vermelho, refere-se às normas para as celebrações, que comumente são impressas em vermelho) para as celebrações litúrgicas.

O Cerimonial divide-se em oito partes, além dos apêndices:

1. Liturgia Episcopal em Geral: Trata da importância da liturgia episcopal para a vida da Igreja, dos ministérios na liturgia episcopal, da igreja catedral e apresenta algumas normas mais gerais.


2. A Missa: Apresenta todas as normas para a Missa celebrada pelo Bispo (Missa estacional), além da Missa presidida pelo Bispo sem celebrar.

3. Liturgia das Horas e Celebrações da Palavra de Deus: Apresenta os ritos para a Liturgia das Horas e para a Celebração da Palavra de Deus presididas pelo Bispo.
                      
4. Celebrações dos Mistérios do Senhor no decurso do ano: Descreve as normas para as diversas celebrações do Ano Litúrgico, com destaque ao Tríduo Pascal, presididas pelo Bispo.


5. Os Sacramentos: Apresenta os ritos dos Sacramentos (Batismo, Confirmação, Ordem, Matrimônio, Penitência e Unção dos Enfermos) presididos pelo Bispo.

6. Os Sacramentais: Descreve os ritos dos Sacramentais (bênção de abade e abadessa, consagração de virgens, profissão de religiosos, instituição de leitores e acólitos, exéquias, bênção de pedra fundamental de igreja, dedicação de igreja e altar, bênção de igreja e altar, bênçãos de lugares e objetos destinados ao culto litúrgico, coroação de imagem da Virgem Maria, exposição e bênção eucarística e bênçãos em geral) presididos pelo Bispo.

7. Datas mais importantes na vida do Bispo: Trata de algumas celebrações episcopais mais importantes, como a tomada de posse da diocese e as exéquias do Bispo.


8. Celebrações litúrgicas relacionadas com atos solenes do ministério Episcopal: Descreve algumas celebrações ligadas ao ministério episcopal: os Concílios e Sínodos Diocesanos, a visita pastoral e a tomada de posse de pároco.

Apêndices: Normas para as vestes prelatícias e tabela dos dias litúrgicos, segundo a ordem de precedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário