terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rituais II: dos Sacramentais

Os Rituais (do sânscrito rita, o que é conforme a ordem) são os livros litúrgicos que contêm todo rito para a celebração dos Sacramentos, dos Sacramentais e para o Culto Eucarístico fora da Missa: as orações, as leituras e as orientações. Excetua-se aqui a Eucaristia, cujas orações constam no Missal e as leituras nos Lecionários.
Antes do Concílio Vaticano II, todos os ritos eram publicados em um só volume, o Sacramentário ou Ritual Romano (Rituale Romanum). Após o Concílio, foram elaborados rituais distintos para cada Sacramento e Sacramental.

Os rituais para a Celebração dos Sacramentais são:

Ritual de Bênçãos (De Benedictionibus): Este Ritual, cuja edição típica data de 1984 e sua tradução de 1989, contém, precedidas de uma Introdução Geral, todas as celebrações de bênção realizadas pela Igreja. Divide-se em cinco partes: bênçãos de pessoas, bênçãos de edifícios e outras obras, bênçãos de lugares e objetos destinados ao uso litúrgico, bênçãos de objetos devocionais e bênçãos para diversos fins. Seguem-se os apêndices: antífonas e cantos, bênção de igreja e de altar, fórmula para profissão de fé e juramento de fidelidade e Ritual da Coroação de imagem da Bv. Virgem Maria.


Ritual de Exéquias (Ordo Exsequiarum): Este Ritual teve sua edição típica publicada em 1969 e sua tradução em 1971. Contudo, foi elaborado em 2003 outro ritual, denominado Nossa Páscoa: Subsídios para a Celebração da Esperança, próprio para o Brasil. Este Ritual contém, precedido de uma Introdução, os ritos do velório, da encomendação e do sepultamento. Seguem-se fórmulas próprias para as exéquias de crianças e para o caso de cremação. Como apêndices, seguem sugestões de leituras e cantos.


Ritual de Exorcismos e outras súplicas (De Exorcismis et Suplicationibus): Este Ritual, cuja edição típica data de 1998, contém o rito para os exorcismos, além de outras orações feitas para pedir a proteção de Deus contra o mal. Importante ressaltar que o Exorcismo só pode ser realizado por sacerdote com autorização do Bispo local.


A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa (De Sacra Communione et de Cultu Mysterii Eucharistici extra Missam): Este Ritual, cuja edição típica foi publicada em 1973 e traduzida em 1975, contém os ritos para as celebrações relacionadas com o Mistério Eucarístico: Comunhão fora da Missa em Celebração da Palavra de Deus, Comunhão de enfermos e Viático e Exposição e Bênção Eucarística. Seguem-se, como apêndices, vários modelos de leituras e orações para estas celebrações.


Nas celebrações com o uso dos rituais, vale o mesmo princípio do uso do Missal: o acólito ou o coroinha toma o Ritual e apresenta-o aberto ao sacerdote quando necessário. Nunca se coloque um Ritual sobre o altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário