terça-feira, 26 de junho de 2018

Papa nomeia quatro Cardeais para a Ordem dos Bispos

No início da Igreja, a eleição do Papa era feita pelos diáconos e presbíteros da Diocese de Roma e pelos Bispos das Dioceses vizinhas. O Colégio dos Cardeais, herdeiro da responsabilidade de eleger o Papa, reflete ainda hoje estes três grupos: cada Cardeal integra uma das três ordens: Diaconal, Presbiteral e Episcopal.


Na prática, todos os Cardeais são Bispos. Mas as três ordens indicam diferentes responsabilidades na Igreja: os Cardeais Diáconos são os colaboradores do Papa na Cúria Romana, enquanto que os Cardeais Presbíteros são, geralmente, os que estão à frente das dioceses.

Quanto aos Cardeais Bispos, são um grupo mais restrito, até então formado por 6 Cardeais do rito romano, que recebem cada um o título de uma das antigas dioceses vizinhas de Roma (dioceses suburbicárias), e os Patriarcas Orientais criados Cardeais. Os Cardeais Bispos possuem a precedência sobre os demais Cardeais, cabendo a eles algumas funções específicas, como por exemplo a presidência do conclave.

Na manhã de hoje, 26 de junho, o Papa Francisco publicou um decreto elevando quatro Cardeais à Ordem dos Bispos. Estes não receberam o título de uma diocese suburbicária (uma vez que todos estão ocupados), mas mantêm seus atuais títulos. Provavelmente, a medida que os títulos das dioceses suburbicárias vagarem (com a morte dos atuais titulares), eles os receberão.

São estes os quatro novos Cardeais Bispos:

Cardeal Pietro Parolin
Secretário de Estado do Vaticano
Nascimento: 17/01/1955 - Itália
Cardeal Bispo do Título dos Santos Simão e Judas Tadeu “a Torre Angela


Cardeal Leonardo Sandri
Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais
Nascimento: 18/11/1943 - Argentina
Cardeal Bispo do Título de São Brás e São Carlos “ai Catinaripro hac vice


Cardeal Marc Ouellet
Prefeito da Congregação para os Bispos
Nascimento: 08/06/1944 - Canadá
Cardeal Presbítero do Título de Santa Maria “in Traspontina


Cardeal Fernando Filoni
Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos
Nascimento: 15/04/1946 - Itália
Cardeal Bispo da Diaconia de Nossa Senhora de Coromoto "in San Giovanni di Dio"


Como todos os até então seis Cardeais Bispos possuem mais de 80 anos, não podendo ingressar em um conclave, a presidência de um eventual conclave será dos novos Cardeais Bispos. No caso, do primeiro na ordem do decreto: Cardeal Pietro Parolin.

Informações: Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário