quinta-feira, 7 de junho de 2018

Homilia: Sagrado Coração de Jesus - Ano B

Santo Agostinho
Sermão 213
A lança transpassou o lado de Cristo e manou o nosso preço

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso. Observa o pouco que custa pronunciar estas palavras e o profundo que é seu significado. É Deus e é Pai: Deus pelo poder, Pai por sua bondade. Que felizes somos os que em Deus temos encontrado a nosso Pai! Creiamos, pois, nele e esperemos tudo de sua misericórdia, porque é todo-poderoso: por isso cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso.

Que ninguém diga: não pode perdoar os meus pecados. Como não poderá o todo-poderoso? Porém insistes: Eu pequei muito. E eu te replico: Porém ele é todo-poderoso. E tu replicas: Mas cometi pecados terríveis, que nunca poderei ser libertado ou purificado. Respondo: Contudo, ele é todo-poderoso.

No Símbolo também dizemos: Creio... no perdão dos pecados. Se isto não ocorresse na Igreja, não haveria nenhuma esperança. Se na Igreja não houvesse o perdão dos pecados, não haveria nenhuma esperança de vida futura e de eterna remissão. Damos graças a Deus por ter concedido à Igreja este dom.

Eis aqui que prontamente vos aproximareis à fonte santa, sereis purificados no Batismo, ficareis renovados pelo saudável banho do segundo nascimento; ao sair daquele banho, estareis limpos de todo o pecado.

Todo o passado que vos perseguia será ali cancelado. Vossos pecados eram semelhantes aos egípcios que saíram em perseguição dos israelitas: eles os perseguiram, mas até o Mar Vermelho. O que significa “até o Mar Vermelho”? Até a fonte batismal, consagrada pela cruz e o sangue de Cristo. Pois o que é vermelho, enrubesce. Não vês como enrubesce a propriedade de Cristo? Pergunta aos olhos da fé. Se vês a cruz, observa também o sangue; se vês o que suspende, fixa-te no que derramou. A lança transpassou o lado de Cristo e manou nosso preço. Por isso, o Batismo, ou seja, a água em que sois imersos, está marcada com o sinal de Cristo, e é como se vós atravessásseis o Mar Vermelho. Vossos pecados são vossos inimigos: seguem-vos, mas até o mar.

Uma vez que tenhais entrado, vós saireis, porém, eles serão aniquilados; o mesmo que ocorreu com os israelitas: eles caminhavam a pé enxuto, enquanto que aos egípcios a água os cobriu. E o que diz a Escritura? E nem um só se salvou. Sejam muitos ou poucos os teus pecados, sejam graves ou leves: nem o menor se salvou. Porém, como quer que nossa vitória se situe neste mundo, no qual ninguém pode viver sem pecado, o perdão dos pecados não é exclusivo somente da ablução batismal, mas também está vinculado à oração dominical e cotidiana, que recebereis aos oito dias (após o Batismo). Nela encontrareis algo assim como o vosso Batismo de cada dia, para que possais dar graças a Deus, que concedeu à sua Igreja este dom.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 521-522. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também um hino de São Venâncio Fortunato para esta Solenidade clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário