Orígenes
Comentário sobre a Carta aos Romanos
Pode-se
possuir ao Espírito de diversas maneiras
Eu gostaria de
investigar o que quer dizer quando se afirma que o Espírito de Cristo, ou o
Espírito de Deus, o próprio Cristo habita em nós: se desde o princípio se
concede este Espírito a todos, e após algum tempo este o abandona devido aos
atos pecaminosos e alheios a Deus, segundo o que está escrito: Meu espírito não permanecerá nestes homens,
porque são carne; se acaso se concede o Espírito em virtude da vida, ou
pela graça da fé, conforme o que ensina os Atos dos Apóstolos, que o Espírito
veio sobre cada um deles em forma de línguas de fogo; ou, como o Evangelho nos
ensina, quando o Salvador disse aos seus discípulos, após ressuscitar dentre os
mortos: soprou sobre cada um deles e disse:
Recebei o Espírito Santo.
Por isso me
parece que este dom se conquista com méritos, se conserva com a inocência da
vida, aumenta em cada um conforme o progresso da fé e da graça, e quanto mais
pura se faz a alma, tanto mais se infunde o Espírito nela. Enquanto que as
palavras: Meu Espírito não permanecerá
nestes homens, porque são carne, referem-se à alma que, rejeitando o
serviço do Espírito, voltou-se inteiramente ao serviço da carne; por isso é
chamada carne, porque tendo-se unido à carne, fez-se uma só coisa com ela.
Disto se conclui
que se pode possuir ao Espírito de diversas maneiras. Tem-se o Espírito de
Cristo por inspiração divina, segundo o que acima acabamos de citar: Soprou sobre eles dizendo: Recebei o
Espírito Santo. E também como foi dito que aconteceu nos Atos dos
Apóstolos, que aqueles falavam em diversas línguas. Existem outras maneiras:
como a que nos refere o Livro dos Reis, quando a Escritura afirma: O Espírito se apoderou de Saul, e começou a
profetizar. Há ainda outro modo, quando o Salvador, já ressuscitado, caminhou
junto com Cléofas e o outro discípulo e, explicando-lhes a Escritura, os
abrasou com o Espírito de sua boca, ao ponto que eles se diziam: Acaso não ardia nosso coração quando nos
explicava as Escrituras?
Porém, queres
ver que não somente ao falar Jesus entregou seu Espírito aos ouvintes, mas que
também aquele que anuncia a Palavra de Deus entrega aos ouvintes o Espírito de
Deus? Veja como nos Atos dos Apóstolos, falando Pedro a Cornélio, ele ficou
cheio do Espírito Santo e todos que com ele estavam. Portanto, se tu anuncias a
Palavra de Deus e falas fielmente com consciência pura, e se não podes ser
acusado de dizer uma coisa e fazer outra, pode acontecer que o fogo do Espírito
Santo inflame os corações de teus ouvintes, e que de modo permanente estes se
ascendam e ardam para cumprir tudo aquilo que ensinas, de maneira que observem
o que aprenderam por teu ensinamento, e busquem “aquele que é do alto”, e
valorizem “não o que está sobre a terra”.
Da seguinte
maneira se prova se cada um tem em si o Espírito de Cristo: Cristo é a
sabedoria, se alguém é sábio conforme a Cristo e julga segundo Cristo, tem em
si o Espírito de Cristo mediante a sabedoria. Cristo é a justiça: se alguém tem
em si a justiça de Cristo, pela justiça tem em si o Espírito de Cristo. Cristo
é a paz: se alguém tem em si a paz de Cristo, mediante o Espírito da paz tem em
si o Espírito de Cristo. O mesmo se diga da caridade, e da santificação, e de
cada um dos atributos que se pregam de Cristo: se há de crer que tem em si o
Espírito de Cristo e pode esperar que esse Espírito que habita nele dará vida
ao seu corpo mortal.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 364-366. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.
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