segunda-feira, 28 de maio de 2018

Nomeado novo Prefeito da Congregação para Causas dos Santos

No último sábado, dia 26 de maio, o Papa Francisco nomeou Dom Giovanni Angelo Becciu, até então Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, como novo Prefeito da Congregação para Causas dos Santos.


Giovanni Angelo Becciu nasceu em 02 de junho de 1948 em Pattada, Diocese de Ozieri (Itália). Foi ordenado sacerdote em 27 de agosto de 1972. Após concluir seus estudos em Direito Canônico, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé.

Em 15 de outubro de 2001 o Papa São João Paulo II o nomeou Núncio Apostólico em Angola e um mês depois também Núncio Apostólico em São Tomé e Príncipe. Recebeu a ordenação episcopal no dia 01 de dezembro de 2001, sendo ordenante principal o Cardeal Angelo Sodano, então Secretário de Estado da Santa Sé.

No dia 23 de julho de 2009 o Papa Bento XVI o transferiu para a Nunciatura Apostólica em Cuba. Dois anos depois, em 10 de maio de 2011, foi nomeado Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Neste ofício, é o responsável por organizar todas atividades internas da Santa Sé.


No último dia 20 de maio o Papa Francisco o incluiu entre os Cardeais que serão criados no Consistório que ocorrerá no próximo dia 29 de junho.

Dom Becciu permanecerá como Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado até sua criação cardinalícia em 29 de junho. Tomará posse como Prefeito da Congregação para Causas dos Santos, porém, apenas no final de agosto.


Até o final de agosto permanece como Prefeito da referida Congregação o Cardeal Angelo Amato, cuja missão cessará devido ao limite de idade (completa 80 anos no próximo dia 08 de junho).


Angelo Amato nasceu em 08 de junho de 1938 em Molfetta (Itália). Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1967, incardinado no Instituto dos Salesianos de Dom Bosco. Obtendo o doutorado em Teologia Dogmática em 1974, tornou-se professor da Pontifícia Universidade Salesiana.

No dia 19 de dezembro de 2002 o Papa São João Paulo II o nomeou Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. O próprio Papa o ordenou Bispo no dia 06 de janeiro de 2003.

O Papa Bento XVI, com quem trabalhou na Congregação para a Doutrina da Fé, o nomeou Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos em 09 de julho de 2008 e o criou Cardeal no Consistório de 20 de novembro de 2010, confiando-lhe a Diaconia de Santa Maria in Aquiro.

Compete à Congregação para as Causas dos Santos os processos de Beatificação e Canonização dos novos santos, bem como zelar pela conservação de suas relíquias. O Prefeito geralmente preside as Beatificações em nome do Santo Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário