quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Nota de falecimento: Dom Albano Cavallin

Com pesar noticiamos o falecimento, no início da tarde de hoje, de Dom Albano Bortolletto Cavallin, Arcebispo Emérito de Londrina, aos 86 anos.


Dom Albano nasceu em 26 de abril de 1930 no município da Lapa - PR. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Curitiba em 1940, estudando posteriormente no Seminário de São Paulo.

Foi ordenado sacerdote em 06 de dezembro de 1953. Como sacerdote exerceu as funções de Vigário da Catedral Nossa Senhora da Luz, Pároco da Paróquia Santa Teresinha e formador no Seminário Rainha dos Apóstolos.

Em 14 de junho de 1973 o Papa São João Paulo II o nomeou Bispo Titular de Aquae Novae de Numidia e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, sendo ordenado no dia 28 de agosto do mesmo ano. O ordenante principal foi seu colega de Seminário e então Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto.


Em 24 de outubro de 1986 o Papa o nomeou Bispo de Guarapuava e em 11 de março de 1992 o promoveu a Arcebispo de Londrina. Apresentou sua renúncia deste ofício ao Papa Bento XVI em 10 de maio de 2006, tornando-se Arcebispo Emérito.

Tanto como sacerdote quanto como bispo foi muito dedicado à Catequese e às vocações. Assumiu diversas funções ligadas à Catequese no Regional Sul II e na CNBB.

Que Deus o receba em sua glória e o recompense por tanto bem que realizou em favor da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário