sábado, 3 de setembro de 2016

Homilia: XXIII Domingo do Tempo Comum - Ano C

 Santo Agostinho
Sermão 96
Sobre a vocação universal à santidade

Quem quiser vir após mim, que se negue a si mesmo, que tome a sua cruz e me siga. Parece duro e grave este preceito do Senhor de negar-se a si mesmo para segui-lo. Mas não é duro nem grave o que ordena aquele que ajuda a realizar o que ordena.
Realmente é verdade o que se diz no salmo: De acordo com teus mandamentos, mantive-me no caminho difícil. Como também é certo o que ele mesmo afirma: Meu jugo é suave e o meu fardo é leve. O amor torna suave o que existe de duro no preceito.
O que significa: Tome a sua cruz? Aceite tudo que é incômodo e, então, siga-me desta forma. Quando começar a seguir-me em meus exemplos e preceitos, em seguida encontrará contraditores, muitos que tentarão te proibir, muitos que tentarão dissuadir-te, e os encontrará inclusive entre os seguidores de Cristo. Acompanhavam a Cristo aqueles que queriam fazer calar aos cegos. Se queres seguir-lhe, aceita como cruz as ameaças, as seduções e os obstáculos de qualquer tipo; suporta, aguenta, mantém-te firme.
Neste mundo santo, bom, reconciliado, salvo, ou melhor dito, que há de ser salvo – já que agora está salvo somente em esperança, porque na esperança fomos salvos –, neste mundo, portanto, que é a Igreja, que segue a Cristo, o Senhor diz a todos: O que quiser vir após mim, que negue-se a si mesmo.
Este preceito não se refere somente às virgens, com exclusão das casadas; ou às viúvas, excluindo as que vivem em matrimônio; ou aos monges, e não aos casados; ou aos clérigos, com exclusão dos leigos: toda a Igreja, todo o corpo e cada um de seus membros, de acordo com a sua função própria e específica, deve seguir a Cristo.
Siga-lhe, pois, a totalidade da Igreja única, esta pomba e esposa redimida e enriquecida com o sangue do esposo. Nela encontra o seu lugar a integridade virginal, a continência das viúvas e o pudor conjugal.
Todos estes membros que encontram nela o seu lugar, de acordo com as suas funções próprias, sigam a Cristo; neguem-se, ou seja, não se vangloriem; carreguem a sua cruz, ou seja, suportem no mundo por amor de Cristo tudo o que no mundo vos aflija. Amem àquele que é o único que não atraiçoa, o único que não é enganado nem engana; amem-lhe, porque é verdade o que promete. Tua fé vacila porque suas promessas tardam. Mantém-te fiel, persevera, tolera, aceita a demora: tudo isso é carregar a cruz.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 713-714. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São João Cassiano para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário