sábado, 24 de setembro de 2016

Homilia: XXVI Domingo do Tempo Comum - Ano C

 São Gregório Magno
Sermão sobre os Evangelhos
Neste mundo dois corações, porém acima um só examinador

Havia certo homem rico; e em seguida acrescenta: e havia certo mendigo chamado Lázaro. É uma verdade que, entre o povo, conhecem-se mais os nomes dos ricos que dos pobres. Por que, pois, o Senhor ao ocupar-se do rico e do pobre nos diz o nome do segundo e passa no silêncio o nome do rico, senão para demonstrar-nos que Deus exalta aos humildes e, pelo contrário, desconhece aos orgulhosos? Então, aqueles que se ensoberbeceram pelo dom de fazer milagres, lhes será dito no dia do juízo: Nunca vos conheci. Apartai-vos, obradores da iniquidade. Pelo contrário, a Moisés se diz: te conheci pelo nome. E, portanto, do rico se diz certo homem, e do pobre: um pobre, chamado Lázaro, que é como se dissesse: conheço ao pobre humilde e desconheço ao rico orgulhoso; àquele lhe conheço pela aprovação, porém a este não o conheço, em virtude do juízo da reprovação.
Devemos ter presente, ademais, caríssimos irmãos, quanta consideração nos dispensa o Criador. Às vezes se faz uma coisa com mais de um objeto, ou seja, com vários fins. Considerai ao pobre Lázaro coberto de feridas, estendido frente à porta do rico. O Senhor com este único fato formou dois juízos: talvez o rico tivesse tido alguma desculpa se Lázaro, pobre e enfermo, não tivesse se encontrado frente a sua porta, se tivesse estado longe dela, se não tivesse tido conhecimento de sua miséria.
Por outro lado, se o rico não tivesse se apresentado ante os olhos do pobre enfermo, este talvez sofresse muito menos, porque não teria sido tentado pelas riquezas daquele. Mas, ao colocar o pobre coberto de chagas frente à porta daquele que estava cercado de riquezas e prazeres, impôs o máximo de condenação ao rico que não se compadeceu frente à presença do pobre coberto de chagas; e, por outro lado, provou ao pobre, tentando-lhe continuamente com as riquezas do primeiro.
De quantas tentações não se veria acometido este pobre enfermo, ao ver-se necessitado, carecendo de pão, mal de saúde e considerando por outro lado o rico gozando de boa saúde e desfrutando de todo tipo de satisfações; ao ver-se fatigado pela dor e pelo frio, enquanto aquele gozava e vestia a púrpura e outros tecidos preciosos; ao considerar-se consumido pelas chagas enquanto o rico dissipava os bens que recebera; ao ver-se sem nada, enquanto o outro não queria socorrer-lhe?
Julgamos que deve ter sido muito grande o número de tentações que sofreu o pobre Lázaro, em quem somente a pobreza já era uma pena grandíssima, mesmo que tivesse gozado de saúde; ou lhe tivesse bastado a enfermidade para o sofrimento, mesmo que tivesse disposto de imensos bens de fortuna. Porém, para que o pobre fosse mais bem provado, ao mesmo tempo se juntaram nele a pobreza e as enfermidades; e também via o rico sempre acompanhado por muitos servos, ao passo que ele, no meio de sua pobreza e de suas indisposições, por ninguém era visitado. E que não era visitado por ninguém o atestam os cachorros, os quais livremente lhe lambiam as chagas.
Então, Deus onipotente, ao permitir que Lázaro permanecesse frente à porta do rico, formou dois juízos, isto é, que o rico ímpio e avaro aumentasse a si mesmo o castigo de sua condenação; e o pobre Lázaro, atacado por multidão de tentações, adquirisse maiores méritos. Continuamente estava vendo aquele em quem não havia caridade, e via também a este a quem estava provando. Neste mundo dois corações, porém acima um só examinador, o qual, provando um, lhe preparava para a glória, e tolerando outro lhe dispunha para a pena.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 724-725. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São João Crisóstomo para este domingo clicando aqui.

2 comentários:

  1. uma coisa interessante se um dia voce tiver interesse e tempo para fazer e postar a pronuncia das principais oracoes em latim,assim como a bencao apostolica,muitas pessoas gostariam de participar das partes das celebracoes e das oracoes em latim,proclamadas pelo papa,mais falta material para tal,pax rt bonum!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão. Podemos tratar deste tema no futuro.

      Excluir