sábado, 27 de junho de 2015

Papa Francisco entregará o pálio aos novos Arcebispos

Na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Sua Santidade o Papa Francisco celebrará a Santa Missa na Basílica de São Pedro, durante a qual abençoará os pálios destinados aos Arcebispos Metropolitanos nomeados este ano.


Como anunciado em janeiro, não será mais o Papa a impor o pálio aos Arcebispos, mas sim os Núncios Apostólicos, em uma celebração na própria Arquidiocese.

Assim, o rito da celebração da próxima segunda-feira é distinto do utilizado nos últimos anos:

Após o sinal da cruz e saudação, os diáconos trarão os pálios de junto do túmulo de São Pedro. O Cardeal Proto-Diácono (Cardeal Raffaele Martino) então apresentará os novos Arcebispos e estes proferem um juramento de obediência ao Romano Pontífice. Em seguida o Papa profere a oração de bênção dos pálios, estes são levados para a sacristia, e a Missa prossegue como de costume.


Após a Missa, na sacristia, o Papa entregará o pálio (provavelmente já fechado numa caixa) a cada um dos Arcebispos e os saudará.

Este ano serão 46 Arcebispos a receberem o pálio. Apenas um é brasileiro; Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba. Para ver a lista completa clique aqui.


A celebração será transmitida ao vivo pelo canal do Vaticano no Youtube a partir das 4h30min desta segunda-feira. Para assistir, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário