quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A Misa Criolla

Neste dia 12 de dezembro o Papa Francisco celebrará na Basílica de São Pedro a Santa Missa da Festa de Nossa Senhora da Guadalupe, Padroeira da América Latina. Será uma ocasião histórica, pois será a primeira vez que Francisco, primeiro Papa latino-americano, celebrará a festa da padroeira do “Continente da Esperança”.

A celebração coincide com os 50 anos da Misa Criolla, composta pelo argentino Ariel Ramirez em 1964, ainda no contexto do Concílio Vaticano II e nos inícios da Reforma Litúrgica. A Misa Criolla é uma peça musical composta de cinco partes: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei. Os textos litúrgicos são cantados em espanhol a partir dos textos originais do Missal Romano.



Foi lançada em LP pelo grupo folclórico argentino Los Fronterizos em 1965. Desde então esta belíssima peça musical vem sendo interpretada por diversos cantores de renome, destacando-se a interpretação da cantora argentina Mercedes Sosa.

A Misa Criolla é um dos melhores exemplos de como é possível harmonizar a fidelidade aos textos litúrgicos com ritmos e instrumentos típicos da América Latina. Cumpre dizer que já foi executada na Basílica de São Pedro em 2011, quando o Papa Bento XVI celebrou a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

Papa Bento XVI celebra a Festa de N. Sra. de Guadalupe (2011)
O livreto da celebração desta sexta-feira indica que ouviremos mais uma vez a Misa Criolla sendo executada na Basílica Vaticana. Além da beleza da música e da relevância para a ocasião, pesa na escolha o fato de que o Papa Francisco aprecia muito esta peça musical de seu conterrâneo Ariel Ramirez.
Ariel Ramirez

Seguem três versões da Misa Criolla disponíveis no Youtube: a primeira executada por Los Fronterizos, a segunda por Mercedes Sosa e a terceira pelo Coro da Universidade da Califórnia (EUA):




Um comentário: