Santo Atanásio de Alexandria, Bispo
Carta a Epicteto
O Verbo assumiu nossa natureza no seio de Maria
O Verbo de Deus veio em auxílio da
descendência de Abraão, como diz o Apóstolo. Por isso devia fazer-se em tudo
semelhante aos irmãos (Hb
2,16-17) e assumir um corpo semelhante ao nosso. Eis por que Maria está
verdadeiramente presente neste mistério; foi dela que o Verbo assumiu, como
próprio, aquele corpo que havia de oferecer por nós. A Sagrada Escritura, recordando
este nascimento, diz: Envolveu-o em panos (Lc 2,7); proclama
felizes os seios que o amamentaram e fala também do sacrifício oferecido pelo
nascimento deste Primogênito. O anjo Gabriel, com prudência e sabedoria, já o
anunciaram a Maria; não lhe disse simplesmente: aquele que nascer em ti, para
não se julgar que se tratava de um corpo extrínseco nela introduzido;
mas: de ti (cf. Lc 1,35), para se acreditar que o fruto
desta concepção procedia realmente de Maria.
Assim foi que o Verbo, recebendo nossa
natureza humana e oferecendo-a em sacrifício, assumiu-a em sua totalidade, para
nos revestir depois de sua natureza divina, segundo as palavras do
Apóstolo: É preciso que este ser corruptível se vista de
incorruptibilidade; é preciso que este ser mortal se vista de imortalidade (1Cor
15,53).
Estas coisas não se realizaram de maneira
fictícia, como julgam alguns, o que é inadmissível! Nosso Salvador fez-se
verdadeiro homem, alcançando assim a salvação do homem na sua totalidade. Nossa
salvação não é absolutamente algo de fictício, nem limitado só ao corpo; mas
realmente a salvação do homem todo, corpo e alma, foi realizada pelo Verbo de
Deus.
A natureza que ele recebeu de Maria era uma
natureza humana, segundo as divinas Escrituras, e o corpo do Senhor era um
corpo verdadeiro. Digo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso. Maria
é portanto nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão.
As palavras de João: O Verbo se fez
carne (Jo 1,14) têm o mesmo sentido que se pode atribuir a uma
expressão semelhante de Paulo: O Cristo fez-se maldição por nós (cf.
Gl 3,13). Pois da intima e estreita união com o Verbo, resultou para o corpo
humano em engrandecimento sem par: de mortal tornou-se imortal; sendo animal,
tornou-se espiritual; terreno, transpôs as portas do céu.
Contudo, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo
no seio da Maria, a Trindade continua sendo a mesma Trindade, sem aumento nem
diminuição. É sempre perfeita, e na Trindade reconhecemos uma só Divindade;
assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo.
Santo Atanásio |
Responsório (cf. Lc 1,42)
Virgem santa e imaculada, eu não sei com que louvores poderei engrandecer-vos!
R. Pois Aquele a quem os céus não puderam abranger, repousou em vosso seio.
Sois bendita entre as mulheres, e bendito é o fruto, que nasceu de vosso ventre.
R. Pois Aquele a quem os céus não puderam abranger, repousou em vosso seio.
Oração:
Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Liturgia das Horas, vol. I, pp. 435-437.
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