terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Ângelus: III Domingo do Advento - Ano B

Papa Francisco
Ângelus
Domingo, 14 de dezembro de 2014

Queridos irmãos e irmãs, queridas crianças e jovens, bom dia!
São já duas semanas que o tempo de Advento nos convida à vigilância espiritual para preparar o caminho para o Senhor que vem. Neste III Domingo a Liturgia propõe-nos outra atitude interior com a qual viver esta expectativa do Senhor, ou seja, a alegria. A alegria de Jesus, como diz aquele cartaz: «Com Jesus temos a alegria em casa». Eis que nos propõe a alegria de Jesus!

O coração do homem deseja a alegria. Todos desejamos a alegria, cada família, cada povo aspira à felicidade. Mas qual é a alegria que o cristão está chamado a viver e a testemunhar? É a que vem da proximidade de Deus, da sua presença na nossa vida. Desde quando Jesus entrou na história, com o seu nascimento em Belém, a humanidade recebeu o germe do Reino de Deus, como um terreno que recebe a semente, promessa da colheita futura. Não é preciso continuar a procurar em outra parte! Jesus veio trazer a alegria para todos e para sempre. Não se trata de uma alegria apenas esperada ou adiada para o paraíso: aqui na terra somos tristes, mas no paraíso seremos jubilosos. Não! Não é esta, mas uma alegria já real e que pode ser experimentada agora, porque o próprio Jesus é a nossa alegria, e com Jesus temos a alegria em casa, como diz o vosso cartaz: «Com Jesus temos a alegria em casa». Digamos todos: «Com Jesus temos a alegria em casa». Outra vez «Com Jesus temos a alegria em casa». E sem Jesus há alegria? Não! Muito bem! Ele está vivo, é o Ressuscitado, e age em nós e entre nós sobretudo com a Palavra e com os Sacramentos.

Todos nós batizados, filhos da Igreja, somos chamados a acolher sempre de novo a presença de Deus no meio de nós e a ajudar os outros a descobri-la, ou a redescobri-la no caso que a tenham esquecido. Trata-se de uma missão muito bela, semelhante à de João Batista: orientar o povo para Cristo - não para nós mesmos! - porque é Ele a meta para a qual tende o coração do homem quando procura a alegria e a felicidade.

Ainda São Paulo, na Liturgia de hoje, indica as condições para ser «missionários da alegria»: rezar com perseverança, dar sempre graças a Deus, obedecer ao seu Espírito, procurar o bem e evitar o mal (cf. 1Ts 5,17-22). Se for este o nosso estilo de vida, então a Boa Nova poderá entrar em tantas casas e ajudar as pessoas e as famílias a redescobrir que em Jesus há a salvação. N’Ele é possível encontrar a paz interior e a força para enfrentar todos os dias as diversas situações da vida, também as mais pesadas e difíceis. Nunca se ouviu falar de um santo triste ou de uma santa com a cara de enterro. Nunca se ouviu falar disto! Seria um absurdo. O cristão é uma pessoa que tem o coração repleto de paz porque sabe pôr a sua alegria no Senhor também quando atravessa os momentos difíceis da vida. Ter fé não significa não ter momentos difíceis, mas ter força para enfrentá-los sabendo que não estamos sós. E é esta a paz que Deus concede aos seus filhos.

Com o olhar dirigido para o Natal já próximo, a Igreja convida-nos a testemunhar que Jesus não é uma personagem do passado; Ele é a Palavra de Deus que continua hoje a iluminar o caminho do homem; os seus gestos - os Sacramentos - são a manifestação da ternura, do conforto e do amor do Pai para com todos os seres humanos. A Virgem Maria, «causa da nossa alegria», nos torne cada vez mais alegres no Senhor, que nos vem libertar de tantas escravidões interiores e exteriores.

Depois do Ângelus:

Saúdo com afeto as crianças que vieram para a bênção dos «Bambinelli», organizada pelo Centro de Oratórios Romanos. Parabéns! Fostes excelentes, estivestes alegres aqui na Praça, muito bem! E agora levai o Bambinello abençoado. Queridas crianças, agradeço-vos pela vossa presença e desejo-vos bom Natal! Quando rezardes em casa, diante do vosso presépio, recordai-vos também de rezar por mim, como eu me recordo de vós. A oração é o respiro da alma: é importante encontrar momentos ao longo do dia para abrir o coração a Deus, também com orações simples e breves do povo cristão. Por isso, hoje pensei em dar um presente a todos vós que estais aqui na Praça, uma surpresa, um dom: vos darei um livrinho de bolso que contém algumas orações, para os vários momentos do dia e para as diversas situações da vida. É este. Alguns voluntários distribuem-no. Um para cada e levai-o sempre convosco, como ajuda para viver o dia inteiro com Deus. E para que não esqueçamos aquela mensagem tão bonita que fizestes aqui com o cartaz: «Com Jesus temos a alegria em casa». Outra vez: «Com Jesus temos a alegria em casa». Muito bem!
Desejo a todos feliz domingo e bom almoço. Não vos esqueçais, por favor, de rezar por mim. Até à próxima! E muita alegria!


Fonte: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário