terça-feira, 16 de setembro de 2014

Santos João XXIII e João Paulo II inscritos no Calendário Romano Geral

Na última semana, foi divulgado um decreto da Congregação para o Culto Divino estendendo as memórias dos Santos João XXIII e João Paulo II para o Calendário Romano Geral, permitindo que sejam celebradas em todo o mundo. Segue o decreto:

CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
DECRETO

O Senhor Jesus, Pastor Eterno, que ressuscitou da morte e subiu ao Céu, não abandona a sua grei, mas protege-a e condu-la ao longo dos tempos, guiando-a constantemente por aqueles que Ele mesmo constituiu seus vigários. Entre eles, à semelhança do Pastor dos pastores e por verdadeiro amor às ovelhas do seu rebanho, resplandecem os Santos Papas João XXIII e João Paulo II.
Eles não desdenharam a cruz de Cristo, nem as feridas dos irmãos e, adornados pela «parrésia» do Espírito Santo, ofereceram admiravelmente à Igreja e ao mundo uma imagem viva da benevolência e da misericórdia de Deus, que não exclui nada do que foi criado e é indulgente para com elas, porque são suas (cf. Sb 11, 24-26). Assim, a esperança viva e a alegria indescritível (cf. 1 Pd 1, 3.8), que estes dois sucessores de Pedro receberam como dádiva do Senhor Ressuscitado, foram por eles abundantemente oferecidas ao povo de Deus, recebendo em contrapartida o reconhecimento eterno. Por isso, hoje a Igreja os venera com grande fervor,  resplandecentes pela exemplaridade de vida, pela excelência da doutrina e por aquela «ciência de amor» que vem da iluminação do Espírito, através da experiência dos mistérios de Deus e, depois de ter usufruído do benefício fecundo da sua solicitude pastoral, agora alegra-se porque os tem como seus intercessores espirituais.
Considerando a índole extraordinária com a qual estes Sumos Pontífices ofereceram aos ministros sagrados e aos fiéis um singular modelo de virtude promovendo a vida em Cristo, e tendo em conta os inúmeros pedidos enviados de todas as partes do mundo, o Santo Padre Francisco, fazendo suas as aspirações unânimes do povo de Deus, dispôs que as celebrações de São João XXIII, Papa, e de São João Paulo II, Papa, sejam inscritas no Calendário Romano geral, a primeira no dia 11 e a segunda no dia 22 de Outubro, com o grau de memória facultativa.
Por conseguinte, as supracitadas memórias deverão ser inscritas em todos os Ordenamentos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas e as relativas indicações inseridas nos livros litúrgicos doravante publicados pelas várias Conferências Episcopais.
Quanto aos textos litúrgicos em honra de São João Paulo II, Papa, utilizem-se aqueles já aprovados e publicados no anexo ao decreto desta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, de 2 de Abril de 2011 (Prot. N. 118/11/L). No que diz respeito aos textos em honra de São João XXIII, Papa, sigam-se aqueles aqui anexados que, com o presente decreto, são declarados típicos e publicados.
Não obstante qualquer disposição contrária,
Da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 29 de Maio de 2014, Solenidade da Ascensão do Senhor.

Antonio Card. Cañizares Llovera
Prefeito

D. Arthur Roche
Arcebispo Secretário



A oração da memória de São João XXIII (11 de outubro) foi promulgada apenas em latim e em italiano. Enquanto a Santa Sé ou a CNBB não publicam uma tradução oficial para o português, pode-se rezá-la em latim (texto abaixo) ou utilizar uma das orações do Comum dos Pastores para Papas (Missal Romano, p. 752-753).

Omnípotens sempitérne Deus, qui per orbem terrárum in beáto Ioánne, papa, Christi boni pastóris vivum effulgére fecísti exémplum, concéde nobis, quaésumus, ut, eius intercessióne, abundántiam christiánae caritátis laetánter effúndere valeámus.
Per Dominum nostrum Jesum Christum, Filium tuum, qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti Deus: per omnia saecula saeculorum.


A oração  da memória de São João Paulo II (22 de outubro) foi promulgada em latim e em várias outras línguas por ocasião de sua beatificação, incluindo o português, como segue abaixo:

Deus, dives in misericórdia, qui beatum Ioánnem Paulum, papam, univérsae Ecclésiae tuae praeésse voluísti, praesta, quaésumus, ut, eius institútis edócti, corda nostra salutíferae grátiae Christi, uníus redemptóris hóminis, fidénter aperiámus. Qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti, Deus, per omnia saecula saeculorum.

Ó Deus, rico de misericórdia, que escolhestes o Santo João Paulo II para governar a Vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.


As demais orações (sobre as oferendas e pós-Comunhão) tomam-se do Comum dos Pastores para Papas (Missal Romano, p. 752-753). O Prefácio mais indicado é o dos Santos Pastores (Missal Romano, p. 454).

As leituras sejam preferencialmente as do dia da semana (Tempo Comum). Contudo, nos locais em que há especial devoção a estes santos, podem-se tomar as leituras do Comum dos Pastores para Papas (Lecionário III, p. 299-329).

Lembrando ainda que no Brasil a memória de São João XXIII só pode ser celebrada antes do final da tarde, pois a partir de aproximadamente 18h se iniciam as I Vésperas da Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário