Na tarde do sábado, 11 de outubro de 2025, o Papa Leão XIV presidiu uma Vigília de Oração na Praça de São Pedro por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana.
No início da Vigília o Papa ofereceu uma rosa de ouro ao Santuário de Fátima(Portugal), depositando-a diante da imagem da Virgem Maria [1].
A Vigília teve início com o sinal da cruz, a saudação e o hino Veni, Creator Spiritus. Seguiu-se a recitação dos mistérios gozosos dorosário, intercalados com leituras do Evangelho e da Constituição Lumen Gentium [2], concluindo com a Ladainha de Nossa Senhora (Ladainha Lauretana).
Após a meditação do Papa teve lugar a exposição do Santíssimo Sacramento e um momento de adoração com leituras e preces pela paz, concluindo com a bênção eucarística.
[1] Leão XIV é o quarto Papa a oferecer uma rosa de ouro ao Santuário de Fátima, após São Paulo VI (1965), Bento XVI (2010) e Francisco (2017). Para saber mais, confira nossa postagem sobre o Domingo Laetare.
[2] As leituras do capítulo VIII da Lumen Gentium, além de refletir sobre a Virgem Maria no mistério de Cristo e da Igreja, serviram para recordar o início do Concílio Vaticano II no dia 11 de outubro de 1962. Vale lembrar que nessa data se celebrava anteriormente a Festa da Maternidade Divina de Maria, que a reforma litúrgica transferiu para a data mais antiga de 01 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário