sábado, 25 de novembro de 2017

Homilia: Solenidade de Cristo Rei - Ano A

São Cirilo de Alexandria
Comentário sobre o Evangelho de São João
Quando Cristo aparecer, então também vós aparecereis juntamente com Ele na glória

Depois de sua ressurreição dentre os mortos, de volta ao seu primitivo estado de nossa natureza, libertado o homem da corrupção, na qualidade de primícias e em seu primeiro templo, ascendeu Jesus a Deus Pai, que está nos céus. Mas transcorrido um breve espaço de tempo descerá novamente - conforme cremos -, e voltará outra vez a nós na glória de seu Pai, acompanhado de seus santos anjos, para convocar a todos, bons e maus, ao tremendo tribunal.
De fato, todas as criaturas comparecerão ao juízo, e retribuindo o que é justo de acordo com o mérito da vida, dirá àqueles que estarão colocados à sua esquerda, isto é, a quantos no passado se guiaram por pensamentos mundanos: Apartai-vos de mim, malditos; ide para o fogo eterno preparado para o diabo e os seus anjos. Mas, aos da sua direita, a saber, aos santos e aos bons, lhes dirá: Vinde, benditos de meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a criação do mundo.
Portanto, conviverão e co-reinarão com Cristo, e desfrutarão com enorme prazer dos bens celestiais, feitos semelhantes a ele na ressurreição, libertados dos laços da antiga corrupção, cercados de copiosa e inefável vida para viver eternamente com o Senhor que vive para sempre. E que hão de viver continuamente com Cristo aqueles que tiverem vivido uma vida boa e virtuosa, contemplando a sua divina e inefável beleza, o declarava Paulo quando dizia: Pois o próprio Senhor, à voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão em primeiro lugar. Depois nós, os que ainda estivermos vivos, seremos arrebatados com eles na nuvem, ao encontro do Senhor no ar. E assim estaremos sempre com o Senhor.
E dirigindo-se àqueles que se empenharam em mortificar as concupiscências mundanas, diz novamente: Porque morrestes, e vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, nossa vida, aparecer, então também vós aparecereis juntamente com ele na glória. Portanto, para resumir em poucas palavras a força e o significado deste texto, direi que aqueles que amam os males do mundo cairão no inferno e serão precipitados longe da presença de Cristo; porém, os amantes da virtude e quantos houverem conservado íntegro o penhor do Espírito conviverão com ele, viverão em sua companhia e contemplarão sua divina beleza. Será – diz – o Senhor tua luz perpétua, e teu Deus será o teu fulgor.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 255-256. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Efrém para esta Solenidade clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário