Ano da Fé
Santa Missa na Jornada dos Catequistas
Homilia do Papa Francisco
Praça de São Pedro
Domingo, 29 de setembro de 2013
Domingo, 29 de setembro de 2013
1. «Ai dos que vivem comodamente em Sião e dos que vivem
tranquilos... deitados em leitos de marfim» (Am 6,1.4), comem, bebem, cantam,
divertem-se e não se preocupam com os problemas dos outros.
São palavras duras, estas do profeta Amós, mas que nos advertem para um perigo que todos
corremos. Que denuncia este mensageiro de Deus, que põe ele diante dos olhos
dos seus contemporâneos e diante dos nossos também? O risco de se acomodar, da
comodidade, da mundanidade na vida e no coração, de ter como centro o nosso
bem-estar. É a própria experiência do rico do Evangelho, que vestia roupas de
luxo e cada dia se banqueteava lautamente;
importante para ele era isto. E o pobre que jazia à sua porta e não tinha com
que matar a fome? Não era com ele, não lhe dizia respeito. Se as coisas, o
dinheiro, a mundanidade se tornam o centro da vida, apoderam-se de nós,
dominam-nos e perdemos a nossa identidade de homens: vede que o rico do
Evangelho não tem nome, é simplesmente «um rico». As coisas, aquilo que possui,
são o seu rosto, não tem outro.
Mas tentemos descobrir: Como acontece isto? Como os homens, talvez nós mesmos, caímos no
perigo de nos fecharmos, de pormos a nossa segurança nas coisas, que no fim nos
roubam o rosto, o nosso rosto humano? Isto acontece, quando perdemos a memória
de Deus. «Ai dos que vivem comodamente em Sião», dizia o profeta. Se falta a
memória de Deus, tudo se rebaixa, nivela pelo eu, pelo meu bem-estar. A vida, o
mundo, os outros perdem a consistência, já não contam para nada, tudo se reduz
a uma única dimensão: o ter. Se perdemos a memória de Deus, também nós mesmos
perdemos consistência, também nós nos esvaziamos, perdemos o nosso rosto, como
o rico do Evangelho! Quem corre atrás do nada, torna-se ele mesmo nulidade -
diz outro grande profeta, Jeremias (cf. Jr 2,5). Estamos feitos à imagem e
semelhança de Deus, não à imagem e semelhança das coisas, dos ídolos!
2. Assim, ao ver-vos, pergunto-me: Quem é o catequista? É aquele
que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe
despertá-la nos outros. É belo isto: fazer memória de Deus, como a Virgem Maria que, perante a maravilhosa ação de Deus na
sua vida, não pensa nas honras, no prestígio, nas riquezas, não se fecha em si
mesma. Antes pelo contrário! Depois de ter recebido o anúncio do Anjo e ter
concebido o Filho de Deus, que faz ela? Parte, vai ter com a sua prima Isabel,
idosa e também ela grávida, para ajudá-la; e, quando a encontra, o seu primeiro
ato é fazer memória do agir de Deus, da fidelidade de Deus na sua vida, na
história do seu povo, na nossa história: «A minha alma glorifica o Senhor... porque pôs os olhos na humildade da sua serva... a sua misericórdia
se estende de geração em geração» (Lc 1,46.48.50). Maria possui a memória de Deus.
Neste cântico de Maria está presente também a memória da sua
história pessoal, a história de Deus com ela, a sua própria experiência de fé.
E o mesmo se passa com cada um de nós, com cada cristão: a fé contém
precisamente a memória da história de Deus conosco, a memória do encontro com
Deus que toma a iniciativa, que cria e salva, que nos transforma; a fé é
memória da sua Palavra que inflama o coração, das suas ações salvíficas pelas
quais nos dá vida, purifica, cuida de nós e alimenta. O catequista é precisamente
um cristão que põe esta memória ao serviço do anúncio; não para dar na vista,
nem para falar de si, mas para falar de Deus, do seu amor, da sua fidelidade.
Falar e transmitir tudo aquilo que Deus revelou, isto é, a doutrina na sua
totalidade, sem cortes nem acréscimos.
A Timóteo, seu discípulo e colaborador, São Paulo recomenda
sobretudo isto: Lembra-te, lembra-te de Jesus Cristo, Ressuscitado dentre os
mortos, que eu anuncio e pelo qual sofro (cf. 2Tm 2,8-9). Mas o Apóstolo
pode dizer isto porque ele, primeiro, se lembrou de Cristo, que o chamou
quando era perseguidor dos cristãos, tocou-o e transformou-o com a sua graça.
Deste modo o catequista é um cristão que traz em si a memória de
Deus, deixa-se guiar pela memória de Deus em toda a sua vida, e sabe
despertá-la no coração dos outros. Isto é difícil! Compromete a vida toda! E o
próprio Catecismo que é senão memória de Deus, memória da sua ação na
história, de ter-se feito próximo de nós em Cristo, presente na sua Palavra,
nos Sacramentos, na sua Igreja, no seu amor? Amados catequistas, pergunto-vos:
Somos nós memória de Deus? Procedemos verdadeiramente como sentinelas que
despertam nos outros a memória de Deus, que inflama o coração.
3. «Ai dos que vivem comodamente em Sião!», diz o profeta. Que
estrada seguir para não sermos pessoas «que vivem comodamente», que põem a sua
segurança em si mesmos e nas coisas, mas homens e mulheres da memória de Deus?
Na 2ª Leitura, escrevendo ao referido Timóteo, São Paulo dá algumas
indicações que podem caracterizar também o caminho do catequista, o nosso
caminho: procurar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão
(cf. 1Tm 6,11).
O catequista é pessoa da memória de Deus, se tem uma relação
constante, vital com Ele e com o próximo; se é pessoa de fé, que confia
verdadeiramente em Deus e põe n’Ele a sua segurança; se é pessoa de caridade,
de amor, que vê a todos como irmãos; se é «hypomoné», pessoa de
paciência e perseverança, que sabe enfrentar as dificuldades, as provas, os
insucessos, com serenidade e esperança no Senhor; se é pessoa gentil, capaz de
compreensão e de misericórdia.
Peçamos ao Senhor para sermos todos, homens e mulheres que guardam
e alimentam a memória de Deus na própria vida e a sabem despertar no coração
dos outros. Amém.
Fonte: Santa Sé.
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