Papa
Bento XVI
Audiência
Geral
Quarta-feira, 16 de janeiro
de 2013
Ano da Fé (13): Jesus Cristo
"mediador e plenitude de toda a Revelação"
Queridos
irmãos e irmãs,
O Concílio
Vaticano II, na Constituição sobre a Revelação Divina Dei Verbum,
afirma que a verdade íntima de toda a Revelação de Deus resplandece para nós
«em Cristo, que é o mediador e ao mesmo tempo a plenitude de toda a Revelação»
(n. 2). O Antigo Testamento narra-nos como Deus, depois da criação, não
obstante o pecado original e apesar da arrogância do homem ao querer colocar-se
no lugar do seu Criador, oferece de novo a possibilidade da sua amizade,
sobretudo através da aliança com Abraão, e caminho de um pequeno povo, o povo
de Israel, que Ele escolhe não com critérios de poder, mas simplesmente por
amor. É uma escolha que permanece um mistério e revela o estilo de Deus, que
chama alguns não para excluir os outros, mas para que sirvam de ponto
conduzindo para Ele: escolha é sempre eleição pelo outro. Na história do povo
de Israel podemos voltar a percorrer as etapas de um longo caminho em que Deus
se faz conhecer, se revela e entra na história com palavras e ações. Para esta
obra Ele serve-se de mediadores, como Moisés, os Profetas e os Juízes, que
comunicam ao povo a sua vontade, recordam a exigência de fidelidade à aliança e
mantêm viva a expectativa da realização plena e definitiva das promessas
divinas.
E foi precisamente
o cumprimento destas promessas que pudemos contemplar no Santo Natal: a
Revelação de Deus alcança o seu ápice, a sua plenitude. Em Jesus de Nazaré,
Deus visita realmente o seu povo, visita a humanidade de um modo que vai além
de todas as expectativas: envia o seu Único Filho; o próprio Deus faz-se homem.
Jesus não nos diz algo de Deus, não fala simplesmente do Pai, mas é Revelação
de Deus, porque é Deus, e assim revela-nos o rosto de Deus. No Prólogo do seu
Evangelho, são João escreve: «Ninguém nunca viu Deus. O Filho único, que está
no seio do Pai, foi quem O revelou» (Jo 1,18).
Gostaria de
meditar sobre este «revelar o rosto de Deus». A este propósito São João, no seu
Evangelho, recorda-nos um acontecimento significativo que há pouco ouvimos. Aproximando-se
da Paixão, Jesus tranquiliza os seus discípulos, convidando-os a não ter medo e
a ter fé; depois, instaura um diálogo com eles, no qual fala de Deus Pai (cf. Jo 14,2-9).
Numa certa altura, o apóstolo Filipe pede a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e
isso basta-nos» (Jo 14,8).
Filipe é muito prático e concreto, e diz também o que nós desejamos dizer:
«Queremos ver, mostra-nos o Pai», pede para «ver» o Pai, para ver o seu rosto.
A resposta de Jesus não se dirige apenas a Filipe, mas também a nós, e
introduz-nos no coração da fé cristológica; o Senhor afirma: «Aquele que me
viu, viu também o Pai» (Jo 14,9).
Nesta expressão encerra-se sinteticamente a novidade do Novo Testamento, aquela
novidade que apareceu na gruta de Belém: é possível ver Deus, Deus manifestou o
seu rosto, é visível em Jesus Cristo.
Em todo o Antigo
Testamento está bem presente o tema da «procura do rosto de Deus», o desejo de
conhecer esta face, o desejo de ver Deus como Ele é, a tal ponto que o termo
hebraico pānîm, que significa «rosto»,
aparece 400 vezes, das quais 100 se referem a Deus: refere-se a Deus 100 vezes,
deseja-se ver o rosto de Deus. E no entanto, a religião judaica proíbe
totalmente as imagens, porque Deus não pode ser representado, como ao contrário
faziam os povos vizinhos, com a adoração dos ídolos; por conseguinte, com esta
proibição de imagens, o Antigo Testamento parece excluir totalmente o «ver» do
culto e da piedade. Então, o que significa para o israelita piedoso procurar o
rosto de Deus, na consciência de que não pode haver qualquer imagem sua? A
pergunta é importante: por um lado, deseja-se dizer que Deus não pode ser
reduzido a um objeto, como uma imagem que se toma nas mãos, mas também não se
pode pôr algo no lugar de Deus; por outro lado, contudo, afirma-se que Deus tem
um rosto, ou seja que é um «Tu» que pode entrar em relação, que não está
fechado no seu Céu a olhar do alto a humanidade. Sem dúvida, Deus está acima de
todas as coisas, mas dirige-se a nós, ouve-nos, vê-nos, fala-nos, faz uma
aliança e é capaz de amar. A história da salvação é a história de Deus com a
humanidade, é a história desta relação de Deus que se revela progressivamente
ao homem, que se faz conhecer a si mesmo, o seu rosto.
Precisamente no
início do ano, no dia 1 de Janeiro, ouvimos na Liturgia a linda prece de bênção
sobre o povo: «O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e
te conceda a sua graça! O Senhor dirija o seu rosto para ti e te dê a paz!» (Nm 6,24-26). O esplendor do rosto divino é a fonte da
vida, é aquilo que permite ver a realidade; a luz da sua face é a guia da vida.
No Antigo Testamento existe uma figura à qual está ligado de modo totalmente
especial o tema do «rosto de Deus»; trata-se de Moisés, Aquele que Deus escolhe
para libertar o povo da escravidão do Egito, para lhe confiar a Lei da aliança
e para o guiar rumo à Terra prometida. Pois bem, no capítulo 33 do Livro do Êxodo afirma-se que Moisés tinha uma relação estreita e
confidencial com Deus: «O Senhor entretinha-se com Moisés face a face, como um
homem que fala com o seu amigo» (v. 11). Em virtude desta confidência, Moisés
pede a Deus: «Mostrai-me a vossa glória!», e a resposta de Deus é clara: «Farei
passar diante de ti todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de ti o nome do
Senhor... Mas não poderás ver a minha face, pois o homem não me poderia ver e
continuar a viver... Eis um lugar perto de mim... ver-me-ás só de costas.
Quanto à minha face, ela não pode ser vista» (vv. 18-23). Então, por um lado há
o diálogo face a face como entre amigos, mas por outro há a impossibilidade de
ver nesta vida o rosto de Deus, que permanece escondido; a visão é limitada. Os
Padres afirmam que estas palavras, «ver-me-ás só de costas», querem dizer: só
podes seguir Cristo e, seguindo-o, vês de costas o mistério de Deus; Deus só
pode ser seguindo vendo-o de costas.
Porém, mediante
a Encarnação acontece algo completamente novo. A busca do rosto de Deus passa
por uma transformação inimaginável, porque agora é possível ver este rosto: é o
rosto de Jesus, do Filho de Deus que se faz homem. Nele encontra cumprimento o
caminho de Revelação de Deus, encetado com a chamada de Abraão, Ele é a
plenitude desta Revelação porque é o Filho de Deus e, ao mesmo tempo, «mediador
e plenitude de toda a Revelação» (Constituição Dogmática Dei Verbum,
2), e nele o conteúdo da Revelação e o Revelador coincidem. Jesus mostra-nos o
rosto de Deus e faz-nos conhecer o nome de Deus. Na Oração sacerdotal, na
Última Ceia, Ele diz ao Pai: «Manifestei o teu nome aos homens...
Manifestei-lhes o teu nome» (cf. Jo 17,6.26). A expressão «nome de Deus» significa Deus
como Aquele que está presente no meio dos homens. A Moisés, junto da sarça
ardente, Deus tinha revelado o seu nome, ou seja, tornou-se invocável, lançou
um sinal concreto do seu «estar» no meio dos homens. Tudo isto, em Jesus, tem o
seu cumprimento e plenitude: Ele inaugura de um modo novo a presença de Deus na
história, pois quem O vê, vê o Pai, como diz a Filipe (cf. Jo 14,9). O
Cristianismo - afirma são Bernardo - é a «religião da Palavra de Deus»; e não
de «uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo» (Hom. super
missus est, IV, 11: PL 183, 86b). Na tradição patrística e medieval
utiliza-se uma fórmula particular para expressar esta realidade: afirma-se que
Jesus é o Verbum abbreviatum (cf. Rm 9,28,
com referência a Is 10,23), o Verbo abreviado, a Palavra breve, abreviada
e substancial do Pai, que nos disse tudo dele. Em Jesus, toda a Palavra está
presente.
Em Jesus, também
a mediação entre Deus e o homem encontra a sua plenitude. No Antigo Testamento
existe um exército de figuras que desempenharam esta função, de modo particular
Moisés, o libertador, o guia, o «mediador» da aliança, como o define também o
Novo Testamento (cf. Gl 3,19; At 7,35; Jo 1,17). Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, não
é simplesmente um dos mediadores entre Deus e o homem, mas é «o Mediador» da
nova e eterna aliança (cf. Hb 8,6; 9,15; 12,24); «Porque há um só Deus - diz são
Paulo - e há um só mediador entre
Deus e os homens: Jesus Cristo, homem» (1Tm 2,5; cf. Gl 3,19-20). Nele nós vemos e encontramos o Pai; nele
podemos invocar Deus com o nome de «Abbá, Pai»; nele é-nos conferida a
salvação.
O desejo de
conhecer Deus realmente, ou seja, de ver o rosto de Deus, está ínsito em cada
homem, inclusive nos ateus. E nós talvez tenhamos, de modo inconsciente, este
desejo de ver simplesmente quem Ele é, o que Ele é, quem é Ele para nós. Mas
este desejo só se realiza seguindo Cristo, porque assim O vemos de costas e
enfim vemos também Deus como amigo, a sua face no rosto de Cristo. O importante
é que sigamos Cristo não apenas no momento em que temos necessidade, e quando
encontramos um espaço nas nossas ocupações diárias, mas com toda a nossa vida
enquanto tal. Toda a nossa existência deve ser orientada para o encontro com
Jesus Cristo, para o amor por Ele; e, nela, um lugar central deve ser ocupado
também pelo amor ao próximo, aquele amor que, à luz do Crucificado, nos faz
reconhecer o rosto de Jesus no pobre, no frágil e no sofredor. Isto só é
possível se o verdadeiro rosto de Jesus se tornar familiar para nós na escuta
da sua Palavra, no falar interiormente, no entrar nesta Palavra, de maneira que
deveras O encontremos, e naturalmente no Mistério da Eucaristia. No Evangelho
de são Lucas é significativo o trecho dos dois discípulos de Emaús, que
reconhecem Jesus na fracção do pão, mas preparados pelo caminho com Ele,
preparados pelo convite que lhe apresentaram, de permanecer com eles,
preparados pelo diálogo que fez arder o peito deles; assim, no final, eles veem
Jesus. Também para nós a Eucaristia é a grande escola na qual aprendemos a ver
o rosto de Deus, entramos em relação íntima com Ele; e aprendemos, ao mesmo
tempo, a dirigir o olhar para o momento derradeiro da história, quando Ele nos
saciar com a luz do seu rosto. Na terra, nós caminhamos rumo a esta plenitude,
na expectativa jubilosa de que se cumpra realmente o Reino de Deus. Obrigado!
Fonte: Santa Sé
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