sábado, 12 de janeiro de 2013

Divina Liturgia do Natal na Ucrânia

No último dia 07 de Janeiro o Arcebispo-Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Dom Sviatoslav Shevchuk, presidiu a Divina Liturgia de São João Crisóstomo por ocasião da Festa do Natal do Senhor na igreja de São Basílio Magno em Kiev, Ucrânia.

Os fieis ucranianos, tanto católicos quanto ortodoxos, seguem o calendário juliano, que possui uma diferença de 14 dias com o calendário gregoriano. Portanto, o Natal ucraniano é celebrado não em 25 de Dezembro, mas em 07 de Janeiro.

Seguem algumas fotos, do site da UGCC.TV:

Bênção episcopal no início da Divina Liturgia
Incensação da iconostase
Homilia
Fieis
Grande Entrada
Profissão de Fé
Bênção episcopal antes da Anáfora
Comunhão
Dom Sviatoslav Shevchuk

Na véspera do Natal, portanto no dia 06 de Janeiro, foram celebradas por Dom Sviatoslav as Grandes Completas, oração solene celebrada na véspera das Grandes Festas. Segue o vídeo, igualmente publicado no site da UGCC.TV:


2 comentários:

  1. Me impressiona muito o zelo que os orientais tem pela liturgia, pelo sagrado; enquanto nós latinos procuramos simplificar tudo, tornar tudo mais rápido e direto; eles mantém o ars celebranti, o mistério... temos muito a aprender com o oriente cristão.
    Sidnei

    ResponderExcluir
  2. Comcordo com opinião acima os lideres latinos catolicos querem apenas celebrar esqueçeram do misterio da santa litugia o padre é padre não para eles mas para o povo sou padre e prenteço a ala conservadora da igreja mas sou tambem decendente de ucranianos e honra a minha origem ....

    ResponderExcluir