quinta-feira, 28 de março de 2024

Vigília pelos missionários mártires em Roma

No dia 26 de março de 2024, Terça-feira da Semana Santa, o Cardeal Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, presidiu uma Vigília Ecumênica na Basílica de São Bartolomeu na Ilha Tiberina em Roma (San Bartolomeo all'Isola) para recordar os missionários mártires.

Após o Evangelho (Mc 13,5-13) e a homilia do Cardeal Farrell, foram recordados os missionários mortos em cada continente: Europa, Ásia (e Oceania), América, África. Após a invocação dos nomes dos missionários e de algumas preces, foi entronizada uma cruz de cada continente, ladeada por velas e ramos de oliveira [1].

A Basílica de São Bartolomeu, com efeito,  desde o Grande Jubileu do Ano 2000 serve como “santuário dos novos mártires”. O dia dos missionários mártires, por sua vez, se celebra a 24 de março (que neste ano coincidiu com o Domingo de Ramos), data da morte de Santo Óscar Romero, Bispo (†1980).

Para ver o livreto da celebração, clique aqui.

Homilia do Cardeal Farrell


Entronização da cruz da Europa
Cruz da Ásia


Iluminação de velas em honra dos missionários mártires

Cruz da América
Cruz da África
Oração final
Altar da Basílica com as cruzes dos continentes

Confira também o vídeo da celebração:


Imagens: Comunità di Sant'Egidio / Diocesi di Roma.

Nota:
[1] Nas celebrações litúrgicas, porém, a cruz deve ser uma só (cf. Instrução Geral do Missal Romano, 3ª edição, n. 122), para expressar a autenticidade do sinal (o único sacrifício de Cristo). No caso dessa Vigília Ecumênica, a presença de quatro cruzes é justificada por se tratar de uma para-liturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário