terça-feira, 19 de março de 2024

Ângelus: V Domingo da Quaresma - Ano B

Papa Francisco
Ângelus
Domingo, 17 de março de 2024

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje, V Domingo da Quaresma, enquanto nos aproximamos da Semana Santa, Jesus diz-nos algo importante no Evangelho (Jo 12,20-33): que na Cruz veremos a sua glória e a do Pai (vv. 23.28).

Mas como é possível que a glória de Deus se manifeste precisamente ali, na Cruz? Poderíamos pensar que isto acontece na Ressurreição, não na Cruz, que é uma derrota, um fracasso! Ao contrário, hoje Jesus, falando da sua Paixão, diz: «Chegou a hora do Filho do Homem ser glorificado» (v. 23). O que nos quer dizer?

Quer dizer-nos que a glória, para Deus, não corresponde ao sucesso humano, à fama ou à popularidade; a glória, para Deus, não tem nada de autorreferencial, não é uma exibição grandiosa de poder seguida de aplausos do público. Para Deus, a glória é amar ao ponto de dar a vida. Glorificar-se, para Ele, significa doar-se, tornar-se acessível, oferecer o seu amor. E isto aconteceu de forma culminante na Cruz, precisamente ali, onde Jesus manifestou ao máximo o amor de Deus, revelando plenamente o seu rosto de misericórdia, dando-nos a vida e perdoando os seus crucificadores. 

Irmãos e irmãs, da Cruz, “cátedra de Deus”, o Senhor ensina-nos que a verdadeira glória, aquela que nunca tem fim e que nos torna felizes, é feita de dom e perdão. Dom e perdão são a essência da glória de Deus. E são para nós o caminho da vida. Dom e perdão: critérios muito diferentes dos que vemos à nossa volta, e também em nós, quando pensamos na glória como algo a receber e não a dar; como algo a possuir e não a oferecer. Não, a glória mundana passa e não deixa alegria no coração; nem conduz ao bem de todos, mas à divisão, à discórdia, à inveja.

Assim, podemos perguntar-nos: qual é a glória que desejo para mim, para a minha vida, que sonho para o meu futuro? A de impressionar os outros com as minhas proezas, as minhas capacidades, as coisas que possuo? Ou o caminho do dom e do perdão, o caminho de Jesus Crucificado, o caminho de quem não se cansa de amar, confiante de que isto testemunha Deus no mundo e faz resplandecer a beleza da vida? Que glória quero para mim? Pois recordemos que, quando doamos e perdoamos, a glória de Deus resplandece em nós. Precisamente nisto: quando doamos e perdoamos.

A Virgem Maria, que seguiu Jesus com fé na hora da Paixão, nos ajude a ser reflexos vivos do amor de Jesus.


Fonte: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário