quinta-feira, 28 de março de 2024

Catequese do Papa João Paulo II: Semana Santa (2004)

Confira nesta postagem a Catequese proferida pelo Papa São João Paulo II (2005) há vinte anos, durante a Semana Santa de 2004, apresentando uma síntese das celebrações desses dias:

Papa João Paulo II
Audiência Geral
Quarta-feira, 07 de abril de 2004
Convertamos o coração Àquele que, por amor, morreu por nós

1. “Jesus Cristo... humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou acima de tudo” (Fl 2,8-9). Ouvimos há pouco estas palavras do hino contido na Carta aos Filipenses. Elas apresentam-nos, de modo essencial e eficaz, o mistério da Paixão e Morte de Jesus; ao mesmo tempo, fazem-nos entrever a glória da Páscoa da Ressurreição. Por conseguinte, constituem uma meditação que introduz nas celebrações do Tríduo Pascal, que começa amanhã.

2. Caríssimos irmãos e irmãs, preparamo-nos para reviver nos próximos dias o grande mistério da nossa salvação. Amanhã de manhã, Quinta-feira Santa, em todas as comunidades diocesanas o Bispo celebra juntamente com o seu presbitério a Missa Crismal, na qual são abençoados os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e o santo Crisma. À noite faz-se memória da Última Ceia com a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. O rito do “lava-pés” recorda que, com este gesto realizado por Jesus no Cenáculo, Ele antecipou o Sacrifício do Calvário, e deixou-nos como nova lei, “mandatum novum”, o seu amor. Segundo uma tradição piedosa, depois dos ritos da Missa em Coena Domini, os fiéis detêm-se em adoração diante da Eucaristia durante a noite. É uma vigília de oração singular, que se relaciona com a agonia de Cristo no Getsêmani.

3. Na Sexta-Feira Santa a Igreja celebra a Paixão e Morte do Senhor. A assembleia cristã é convidada a meditar sobre o mal e sobre o pecado que oprimem a humanidade e sobre a salvação realizada com o sacrifício redentor de Cristo. A Palavra de Deus e alguns ritos litúrgicos sugestivos, como a adoração da Cruz, ajudam a percorrer as várias etapas da Paixão. Além disso, a tradição cristã deu vida, neste dia, a várias manifestações de piedade popular. Entre elas sobressaem as procissões penitenciais da Sexta-feira Santa e a prática piedosa da “Via Crucis, que fazem interiorizar melhor o mistério da Cruz.
Um grande silêncio caracteriza o Sábado Santo. De fato, não são previstas Liturgias particulares neste dia de expectativa e de oração. Nas igrejas há um grande silêncio, enquanto que os fiéis, à imitação de Maria, se preparam para o grande acontecimento da Ressurreição.

4. Ao cair da noite de Sábado Santo tem início a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”. Depois da bênção do fogo novo, acende-se o círio pascal, símbolo de Cristo que ilumina cada homem, e ressoa jubiloso o grande anúncio do Exsultet. A comunidade eclesial, pondo-se à escuta da Palavra de Deus, medita a grande promessa da libertação definitiva da escravidão do pecado e da morte. Seguem-se os ritos do Batismo e da Confirmação para os catecúmenos, que percorreram um longo itinerário de preparação.
O anúncio da Ressurreição irrompe na escuridão da noite e toda a criação desperta do sono da morte, para reconhecer a realeza de Cristo, como realça o hino paulino no qual se inspiram estas nossas reflexões: “Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: ‘Jesus Cristo é o Senhor’” (Fl 2,10-11).

5. Caríssimos irmãos e irmãs, estes dias são oportunos como nunca para tornar mais viva a conversão do nosso coração Àquele que por amor morreu por nós.
Deixemos que Maria, a Virgem fiel, nos acompanhe; com ela detenhamo-nos no Cenáculo e permaneçamos ao lado de Jesus no Calvário, para encontrá-lo por fim, Ressuscitado, no dia de Páscoa.
Com estes sentimentos e desejos, formulo os mais cordiais bons votos de feliz Páscoa para vós aqui presentes, para as vossas comunidades e para os vossos familiares.

São João Paulo II venera a cruz, apresentada pelo Cardeal Ratzinger
(Sexta-feira Santa de 2004)

Fonte: Santa Sé

Confira também as meditações da Via Sacra presidida pelo Papa João Paulo II na Sexta-feira Santa de 2004 clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário