segunda-feira, 18 de março de 2024

Ordenação Episcopal de Dom Bruno Varriano

Na tarde do sábado, 16 de março de 2024, teve lugar no Centro de Conferências Filoxenia (“hospitalidade” em grego) em Nicósia (Chipre) a Santa Missa para a Ordenação Episcopal de Dom Bruno Varriano, O.F.M., Bispo Auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém e Titular de Astigi, desde 2022 Vigário Patriarcal no Chipre.

Dom Bruno Varriano

O ordenante principal foi o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, O.F.M., Patriarca Latino de Jerusalém. Os co-ordenantes foram o Cardeal Fortunato Frezza, Cônego da Basílica de São Pedro, e Dom Selim Jean Sfeir, Arcebispo de Chipre dos Maronitas.

A maioria dos católicos no Chipre, com efeito, pertencem à Igreja Maronita. Os católicos de Rito Romano, por sua vez, estão sob a jurisdição do Patriarcado Latino de Jerusalém, que designa um presbítero como Vigário Patriarcal para a ilha. Agora esse Vigário será também Bispo Auxiliar.

Estiveram presentes na celebração vários Bispos, tanto de Rito Romano quanto das Igrejas Católicas Orientais, bem como representantes da Igreja Greco-Ortodoxa do Chipre, à qual pertencem a maioria dos cristãos no país, incluindo o Arcebispo, Georgios III.

Dom Bruno Varriano com o Cardeal Pizzaballa
Procissão de entrada
Incensação
Ritos iniciais

Um dos presbíteros assistentes foi o Padre Francesco Patton, Custódio da Terra Santa
Liturgia da Palavra
Evangelho
Canto do Veni Creator Spiritus
Apresentação do eleito
Homilia

Propósitos do eleito
Ladainha de Todos os Santos
Imposição das mãos (Cardeal Pizzaballa)
Dom Selim Jean Sfeir, Arcebispo Maronita do Chipre
Oração consecratória

Unção com o Crisma
Entrega do Livro dos Evangelhos
Entrega do anel episcopal
Entrega da mitra
Entrega do báculo
Abraço da paz (Cardeal Pizzaballa)
Cardeal Fortunato Frezza
Dom Fouad Twal, Patriarca Emérito de Jerusalém
Arcebispo Ortodoxo do Chipre, Georgios III
Incensação das oferendas
Oração Eucarística
Consagração

O novo Bispo abençoa os fiéis durante o canto do Te Deum

Discurso de Dom Bruno Varriano

Dom Bruno Varriano nasceu em São Paulo (SP) no dia 25 de setembro de 1971 e foi ordenado sacerdote no dia 30 de agosto de 1997, incardinado na Arquidiocese de Campobasso-Boiano (Itália). Posteriormente ingressou na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), professando os votos perpétuos em 05 de outubro de 2003.

Enviado à Custódia Franciscana da Terra Santa, foi durante nove anos reitor do Santuário da Anunciação em Nazaré. No dia 11 de agosto de 2022 foi nomeado Vigário Patriarcal no Chipre e, no dia 09 de janeiro de 2024, eleito Bispo Auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Confira também o vídeo da celebração:


Imagens: Patriarcado Latino de Jerusalém (Facebook) / Custódia Franciscana da Terra Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário