Viagem Apostólica a Cuba e aos Estados Unidos da América
Santa Missa do XXV Domingo do Tempo Comum (Ano B)
Homilia do Papa Francisco
Praça
da Revolução, Havana (Cuba)
Domingo, 20 de setembro de 2015
Domingo, 20 de setembro de 2015
Jesus faz aos seus discípulos uma pergunta aparentemente
indiscreta: «Que discutíeis pelo caminho?» (Mc 9,33). Uma
pergunta que Ele nos pode fazer também hoje: De que é que falais diariamente?
Quais são as vossas aspirações? Eles «ficaram em silêncio - diz o
Evangelho - porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros
sobre qual deles era o maior», quem era o mais importante. Sentiam vergonha
de dizer a Jesus aquilo de que estavam a falar. Como nos discípulos de ontem,
também em nós hoje, pode-se encontrar a mesma discussão: Quem é o mais
importante?
Jesus não insiste com a pergunta, não os obriga a dizer-Lhe o
assunto de que falavam pelo caminho; e todavia a pergunta permanece, não só na
mente, mas também no coração dos discípulos.
Quem é o mais importante? Uma pergunta que nos acompanhará toda a
vida e à qual somos chamados a responder nas diferentes fases da existência.
Não podemos fugir a esta pergunta; está gravada no coração. Mais do que uma vez
ouvi, em reuniões de família, perguntar aos filhos: De quem gostas mais, do pai
ou da mãe? É como se vos perguntassem: Quem é mais importante para vós? Será
que esta pergunta é simplesmente um jogo de crianças? A história da humanidade
está marcada pelo modo como se respondeu a esta pergunta.
Jesus não teme as perguntas dos homens; não tem medo da humanidade,
nem das várias questões que a mesma coloca. Pelo contrário, Ele conhece os
«recônditos» do coração humano e, como bom pedagogo, está sempre disposto a
acompanhar-nos. Fiel ao seu estilo, assume os nossos interrogativos, as nossas
aspirações, conferindo-lhes um novo horizonte. Fiel ao seu estilo, consegue dar
uma resposta capaz de propor novos desafios, descartando «as respostas
esperadas» ou aquilo que aparentemente já estava estabelecido. Fiel ao seu
estilo, Jesus sempre propõe a lógica do amor; uma lógica capaz de ser vivida
por todos, porque é para todos.
Longe de qualquer tipo de elitismo, Jesus não propõe um horizonte
para poucos privilegiados, capazes de chegar ao «conhecimento desejado» ou a
altos níveis de espiritualidade. O horizonte de Jesus é sempre uma
proposta para a vida diária, mesmo aqui na «nossa ilha»; uma proposta que faz
com que o dia-a-dia tenha sempre um certo sabor a eternidade.
Quem é o mais importante? Jesus é simples na sua resposta: «Se
alguém quiser ser o primeiro - ou seja, o mais importante -, há de
ser o último de todos e o servo de todos» (Mc 9,35). Quem
quiser ser grande, sirva os outros e não se sirva dos outros.
E este é o grande paradoxo de Jesus. Os discípulos discutiam sobre
quem deveria ocupar o lugar mais importante, quem seria selecionado como o
privilegiado - os discípulos, que eram os mais próximos de Jesus, discutiam
sobre isto! -, quem seria isento da lei comum, da norma geral, para
se pôr em evidência com um desejo de superioridade sobre os demais. Quem
subiria mais rapidamente, ocupando os cargos que dariam certas vantagens.
E Jesus transtorna a sua lógica, dizendo-lhes simplesmente que a
vida autêntica se vive no compromisso concreto com o próximo, isto é, servindo.
O convite ao serviço apresenta uma peculiaridade a que devemos
estar atentos. Servir significa, em grande parte, cuidar da fragilidade. Servir
significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso
povo. São os rostos sofredores, indefesos e angustiados que Jesus nos propõe
olhar e convida concretamente a amar. Amor que se concretiza em ações e
decisões. Amor que se manifesta nas diferentes tarefas que somos chamados,
como cidadãos, a realizar. São pessoas de carne e osso, com a sua vida, a sua
história e especialmente com a sua fragilidade, aquelas que Jesus nos convida a
defender, assistir, servir. Porque ser cristão comporta servir a dignidade dos
irmãos, lutar pela dignidade dos irmãos e viver para a dignificação dos irmãos.
Por isso, à vista concreta dos mais frágeis, o cristão é sempre convidado a pôr
de lado as suas exigências, expectativas, desejos de omnipotência.
Há um «serviço» que serve aos outros; mas temos que guardar-nos do
outro serviço, da tentação do «serviço» que «se» serve dos outros. Há uma forma
de exercer o serviço cujo interesse é beneficiar os «meus», em nome do «nosso».
Este serviço deixa sempre os «teus» de fora, gerando uma dinâmica de
exclusão.
Todos estamos chamados, por vocação cristã, ao serviço que serve e
a ajudar-nos mutuamente a não cair nas tentações do «serviço que que se serve».
Todos somos convidados, encorajados por Jesus a cuidar uns dos outros por amor.
E isto sem olhar para o lado, para ver o que o vizinho faz ou deixou de fazer.
Jesus diz: «Se alguém quiser ser o primeiro, há de ser o último de todos e o
servo de todos» (Mc 9,35). Este será o primeiro. Não diz: Se o
teu vizinho quiser ser o primeiro, que sirva. Devemos evitar os juízos
temerários e animar-nos a crer no olhar transformador a que Jesus nos convida.
Este cuidar por amor não se reduz a uma atitude de servilismo;
simplesmente põe no centro a questão do irmão: o serviço fixa sempre o rosto do
irmão, toca a sua carne, sente a sua proximidade e, em alguns casos, até
«padece» com ela e procura a promoção do irmão. Por isso, o serviço nunca é
ideológico, dado que não servimos a ideias, mas a pessoas.
O santo povo fiel de Deus, que caminha em Cuba, é um povo que ama a
festa, a amizade, as coisas belas. É um povo que caminha, que canta e louva. É
um povo que, apesar das feridas que tem como qualquer povo, sabe abrir os
braços, caminhar com esperança, porque se sente chamado para a grandeza. Assim
o sentiram os vossos heróis. Hoje convido-vos a cuidar desta vocação, a cuidar
destes dons que Deus vos deu, mas sobretudo quero convidar-vos a cuidar e
servir, de modo especial, a fragilidade dos vossos irmãos. Não os transcureis
por causa de projectos que podem parecer sedutores, mas desinteressam-se do
rosto de quem está ao teu lado. Nós conhecemos, somos testemunhas da «força
imparável» da ressurreição, que «produz por toda a parte, gerando rebentos de
um mundo novo» (Exortação Apostólica Evangelii gaudium, nn. 276.278).
Não nos esqueçamos da Boa Notícia de hoje: a importância de um povo,
de uma nação, a importância de uma pessoa sempre se baseia no modo como serve a
fragilidade dos seus irmãos. E nisto, encontramos um dos frutos da verdadeira
humanidade.
Porque, queridos irmãos e irmãs, «quem não vive para servir, não
serve para viver».
Fonte: Santa Sé.
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