segunda-feira, 27 de julho de 2015

Eleito novo Patriarca Armênio

No último dia 24 de julho, o Sínodo da Igreja Católica Armênia elegeu seu novo Patriarca, após a morte do Patriarca Nerses Bedros XIX Tarmouni no dia 25 de junho. O eleito foi o Bispo Grégoire Ghabroyan, Bispo Emérito da Eparquia de Santa Cruz dos Armênios na França, assumindo o nome de Grégoire Pierre XX Ghabroyan .


Grégoire Ghabroyan nasceu em Aleppo (Síria) no dia 15 de novembro de 1934. Estudou no Seminário de Bzommar (Líbano) e na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado sacerdote em 28 de março de 1959, para o Instituto do Clero Patriarcal de Bzommar.

Em 03 de janeiro de 1977 foi nomeado Exarca Apostólico para os Armênios Católicos na França, recebendo a ordenação episcopal no dia 13 de fevereiro do mesmo ano. Em 30 de junho de 1986, o Exarcado Apostólico foi elevado à Eparquia.


No dia 02 de fevereiro de 2013, apresentou sua renúncia ao governo da Eparquia. No último mês de junho, com a morte do Patriarca Tarmouni, assumiu como Administrador do Patriarcado de Cilícia dos Armênios.

No dia seguinte à sua eleição pelo Sínodo, o Papa Francisco concedeu-lhe a “ecclesiastica communio” (Comunhão eclesiástica).

Informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário