sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Feliz Ano Novo (Litúrgico)!

No próximo domingo, 01 de dezembro, iniciamos o Tempo do Advento e com ele um novo Ano Litúrgico. Mas o que é o Ano Litúrgico?

Estamos acostumados com o ano civil, determinado pelo ciclo solar, que inicia em 01 de janeiro e termina em 31 de dezembro. Porém, a Igreja em suas celebrações utiliza outro calendário, o calendário litúrgico, no qual o ano é determinado pela celebração dos mistérios de Cristo:

“Através do ciclo anual, a Igreja comemora todo o mistério de Cristo, da Encarnação ao dia de Pentecostes e à espera da vinda do Senhor”
 (Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, n. 17).


Assim, seguindo as celebrações dos mistérios da vida de Cristo, o Ano Litúrgico inicia no 1º Domingo do Advento e encerra-se no sábado após a Solenidade de Cristo Rei do ano seguinte. Basicamente, sua estrutura é a seguinte:

Tempo do Advento
Duração: Do quarto domingo antes do Natal até a tarde do dia 24 de Dezembro (4 semanas).
Sentido: Alegre expectativa pela vinda do Senhor.
Cor litúrgica: Roxo.

Tempo do Natal
Duração: Da tarde do dia 24 de Dezembro até o domingo depois do dia 06 de Janeiro (3 semanas).
Sentido: Celebração do Nascimento de Jesus Cristo e sua manifestação às nações.
Cor litúrgica: Branco.


Tempo da Quaresma
Duração: Da Quarta-feira de Cinzas até a tarde da Quinta-feira Santa (40 dias).
Sentido: Preparação para a Páscoa do Senhor através da penitência.
Cor litúrgica: Roxa.

Tríduo Pascal
Duração: Da tarde da Quinta-feira Santa até a tarde do Domingo de Páscoa (3 dias).
Sentido: Celebração do Mistério Pascal (Morte e Ressurreição do Senhor).
Cores litúrgicas: Branco (Missa da Ceia do Senhor, Vigília Pascal e Missa do Domingo de Páscoa) e Vermelho (Celebração da Paixão do Senhor).


Tempo da Páscoa
Duração: Do Domingo de Páscoa até o Domingo de Pentecostes (50 dias).
Sentido: Celebração da Ressurreição do Senhor e da vinda do Espírito Santo.
Cor litúrgica: Branco e Vermelho (Pentecostes).

Tempo Comum
Duração: Da segunda-feira após o dia 06 de Janeiro até a véspera da Quarta-feira de Cinzas. Interrompe-se para o Ciclo da Páscoa. Retoma-se na segunda-feira após o Domingo de Pentecostes e encerra-se na véspera do I Domingo do Advento (33 ou 34 semanas)
Sentido: Celebração dos mistérios da vida pública de Jesus.
Cor litúrgica: Verde.

Ao longo de todo o Ano Litúrgico celebram-se também as festas do Senhor (Corpus Christi, Sagrado Coração, Transfiguração, Cristo Rei), da Virgem Maria (Santa Mãe de Deus, Assunção, Imaculada Conceição) e dos Santos (São Pedro e São Paulo, São José, São João Batista), além da Comemoração de Todos os Fieis Defuntos.

Para a Liturgia da Palavra dos domingos, o ciclo é dividido em três anos (ABC), centrados nos Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Assim, o ano A é dedicado a São Mateus, o ano B a São Marcos e o ano C a São Lucas. O Evangelho de São João é lido nos três anos em algumas celebrações, sobretudo no tempo da Páscoa.


Este novo Ano Litúrgico que se inicia é o ano A: por isso, ouviremos n a maioria das celebrações dominicais a proclamação do Evangelho de São Mateus!

O blog Pílulas Litúrgicas deseja a todos um santo Ano Litúrgico!
Que durante este ano possamos participar atenta e piedosamente das celebrações dos mistérios da nossa fé, para progredirmos sempre mais no conhecimento e no amor de Cristo.

“Ao Cristo que era, que é e que há de vir,
Senhor do tempo e da história,
louvor e glória pelos séculos dos séculos.
Amém”

Um comentário:

  1. André

    Só faltou esclarecer que a Igreja não tem um calendário liturgico, mas vários. O artigo se refere ao calendário romano na forma ordinária, mas temos ainda o da forma extraordinária e os calendários seguidos pelos outros ritos.

    Sidnei

    ResponderExcluir