segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nota de falecimento: Cardeal Domenico Bartolucci

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento, aos 96 anos, de Sua Eminência Cardeal Domenico Bartolucci, Maestro Emérito da Capela Sistina.


Nascido em 07 de maio de 1917 em Borgo San Lorenzo (Arquidiocese de Florença), foi ordenado sacerdote em 23 de dezembro de 1939. Desde o início de seu sacerdócio dedicou-se à música sacra, lecionando esta disciplina no Seminário de Florença e regendo o coro da Catedral.

Em Roma, foi sucessivamente Vice-maestro do coro da Arquibasílica do Latrão, Maestro da Basílica de Santa Maria Maior e Vice-maestro da Capela Sistina.

Em 1956, com a morte do Maestro Lorenzo Perosi, o Papa Pio XII o nomeia Maestro Perpétuo do Coro da Capela Sistina. Durante os anos que exerceu este ofício, não foi apenas regente, mas também exímio compositor. Em 1965, o Papa Paulo VI concede-lhe o título de Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade.


No dia 29 de maio de 1997, o então Mestre de Cerimônias do Sumo Pontífice, Dom Piero Marini, o removeu de seu cargo, contrariando o caráter vitalício da nomeação feita pelo Papa Pio XII.

Em 20 de novembro de 2010, o Papa Bento XVI o criou Cardeal, concedendo-lhe a Diaconia dos Santíssimos Nomes de Jesus e Maria na Via Lata. Devido à sua idade avançada, foi dispensado da ordenação episcopal.


A Santa Missa Exequial será celebrada pelo Cardeal Decano, Ângelo Sodano, no próximo dia 13 de Novembro no Altar da Cátedra da Basílica Vaticana. O Santo Padre Francisco presidirá à última encomendação no final da celebração.

Que Deus acolha o Cardeal Bartolucci na glória celeste, recompensando-o por tanto bem que fez à Igreja, sobretudo no campo da música litúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário