quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ordenações Diaconais em Milão (2025)

Na manhã do sábado, 04 de outubro de 2025, o Arcebispo de Milão (Itália), Dom Mario Enrico Delpini, celebrou a Missa da Festa de São Francisco de Assis [1] em Rito Ambrosiano (próprio dessa Arquidiocese) na Catedral Metropolitana da Natividade da Virgem Maria, o Duomo de Milão.

Durante a Missa teve lugar a Ordenação Diaconal de 20 seminaristas, 12 da Arquidiocese e 08 de institutos missionários.

Procissão de entrada (do Arcebispado até a Catedral)


Promessa de obediência
Ladainha de Todos os Santos

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Solenidade de São Francisco de Assis em Jerusalém (2025)

Nos dias 03 e 04 de outubro de 2025 a Custódia Franciscana da Terra Santa celebrou a Solenidade de São Francisco de Assis, Religioso, Fundador da Ordem dos Frades Menores, na igreja do Santíssimo Salvador em Jerusalém.

Na sexta-feira, dia 03 de outubro, o Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Ielpo, O.F.M., presidiu a oração das I Vésperas (oração da tarde da Liturgia das Horas) com a renovação dos votos temporários de 35 religiosos e a comemoração do transitus (morte) de São Francisco.

Na manhã do sábado, dia 04 de outubro, por sua vez, teve lugar a Missa presidida pelo Padre Martin Staszak, O.P., Prior do Convento Dominicano de Santo Estêvão em Jerusalém [1].

Nas celebrações foram comemorados os 800 anos do “Cântico das Criaturas, composto por São Francisco em 1225.

03 de outubro: I Vésperas

Imagem de São Francisco com o texto do Cântico
Relíquia do Fundador
Procissão de entrada
Oração das Vésperas: Hino
Homilia

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Fotos da Missa no Jubileu dos Catequistas (2025)

Na manhã do dia 28 de setembro de 2025 o Papa Leão XIV presidiu a Missa do XXVI Domingo do Tempo Comum (Ano C) na Praça de São Pedro por ocasião do Jubileu dos Catequistas.

Durante a celebração o Papa instituiu no Ministério de Catequistas 39 fiéis, homens e mulheres, de diversos países do mundo.

Leão XIV foi assistido por Dom Diego Giovanni Ravelli e pelo Monsenhor Krzysztof Marcjanowicz. O livreto da celebração pode ser visto aqui.

Procissão de entrada
Incensação

Ritos iniciais

Homilia do Papa: Jubileu dos Catequistas (2025)

Jubileu dos Catequistas
Homilia do Papa Leão XIV
Praça de São Pedro
Domingo, 28 de setembro de 2025

Foi celebrada a Missa do XXVI Domingo do Tempo Comum (Ano C).

Queridos irmãos e irmãs,
As palavras de Jesus nos falamde como Deus olha para o mundo, em todos os tempos e lugares. No Evangelho que ouvimos (Lc 16,19-31) os seus olhos observam: um pobre e um rico; quem morre de fome e quem se banqueteia diante dele; as vestes elegantes de um e, do outro, as chagas que os cães lambiam (cf. vv. 19-21). Mas não só: o Senhor vê o coração dos homens e, através dos seus olhos, nós mesmos reconhecemos um indigente e um indiferente. Lázaro é esquecido por quem está à sua frente, mesmo à porta de casa; no entanto, Deus está perto dele e lembra-se do seu nome. O homem que vive na abundância, porém, não tem nome, porque se perde a si mesmo, esquecendo-se do próximo. Está perdido nos pensamentos do seu coração, cheio de coisas, mas vazio de amor. Os seus bens não o tornam bom.


Infelizmente a história que Cristo nos conta é muito atual. Às portas da opulência jaz hoje a miséria de povos inteiros, atormentados pela guerra e pela exploração. Parece que nada mudou com o passar dos séculos: quantos Lázaros morrem diante da cobiça que esquece a justiça, do lucro que espezinha a caridade, da riqueza cega diante da dor dos miseráveis! No entanto, o Evangelho assegura que os sofrimentos de Lázaro têm um fim. As suas dores terminam, tal como terminam os festins do rico, e Deus faz justiça a ambos: «Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado» (v. 22). Sem se cansar, a Igreja anuncia esta palavra do Senhor, para que converta os nossos corações.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Exéquias de Dom Novatus Rugambwa

No dia 25 de setembro de 2025 o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, celebrou no altar da Cátedra da Basílica Vaticana a Missa Exequial de Dom Novatus Rugambwa, Núncio Apostólico Emérito, falecido no dia 16 de setembro aos 67 anos.

O Cardeal Parolin foi assistido pelo Monsenhor Massimiliano Matteo Boiardi, Cerimoniário Pontifício, que também trabalha na Secretaria de Estado.

Procissão de entrada
Incensação
Ritos iniciais
Evangelho
Homilia