segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Inaugurado busto do Papa Bento XVI

Na última segunda-feira, dia 27 de outubro, o Papa Francisco esteve presente na Pontifícia Academia das Ciências, nos Jardins Vaticanos, para inaugurar um busto do Papa Emérito Bento XVI. Publicamos um trecho do discurso do Papa:

DISCURSO DO PAPA FRANCISCO POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DE UM BUSTO EM HONRA DE BENTO XVI
Casina Pio IV 
Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014

Senhores Cardeais
Caros Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio
Ilustres Senhoras e Senhores
Enquanto se descerrava o busto que os Académicos queriam na sede da Pontifícia Academia das Ciências, em sinal de reconhecimento e gratidão, uma emoção jubilosa fez-se viva na minha alma. Este busto de Bento XVI evoca aos olhos de todos a pessoa e o rosto do amado Papa Ratzinger. Evoca também o seu espírito: o dos seus ensinamentos, dos seus exemplos, das suas obras e da sua devoção à Igreja, da sua presente vida «monástica». Longe de se fragmentar com o passar do tempo, este espírito manifestar-se-á de geração em geração cada vez maior e mais poderoso. Bento XVI: um grande Papa! Grande pela força e perspicácia da sua inteligência, grande pela sua contribuição relevante para a teologia, grande pelo seu amor à Igreja e aos seres humanos, grande pela sua virtude e religiosidade. Como bem sabeis, o seu amor pela verdade não se limita à teologia e à filosofia, mas abre-se às ciências. O seu amor pela ciência leva à solicitude pelos cientistas, sem distinção de raça, nacionalidade, civilização e religião; solicitude pela Academia, desde que São João Paulo II o nomeou membro. Ele soube honrar a Academia com a sua presença e palavra, e nomeou muitos dos seus membros, inclusive o actual Presidente Werner Arber. Bento XVI convidou, pela primeira vez, um Presidente desta Academia para participar no Sínodo sobre a nova evangelização, consciente da importância da ciência na cultura moderna. Sem dúvida, dele nunca se poderá dizer que o estudo e a ciência aridificaram a sua pessoa e o seu amor a Deus e ao próximo mas, ao contrário, que a ciência, a sapiência e a oração dilataram o seu coração e espírito. Demos graças a Deus pelo dom que concedeu à Igreja e ao mundo com a existência e o pontificado do Papa Bento. Estou grato a todos aqueles que, generosamente, tornaram possível esta obra e este gesto, de modo especial o autor do busto, o escultor Fernando Delia, à sua Família e a todos os Académicos. Desejo agradecer a todos vós que estais aqui presentes para honrar este grande Papa.

Busto de Bento XVI na Pontifícia Academia das Ciências

Para ler o discurso do Papa na íntegra, clique aqui.

Esta é a nossa milésima postagem. Nada mais justo que fazer referência ao Papa Bento XVI, o Papa da Liturgia. Louvamos a Deus pelo seu exemplo de fidelidade ao Senhor!
Aproveitamos também a oportunidade para agradecer a todos que nos tem acompanhado até aqui. Deus os abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário