sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cardeal Burke nomeado Patrono da Ordem de Malta

No último dia 08 de novembro, Sua Santidade o Papa Francisco nomeou o Cardeal Raymond Leo Burke, até então Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, como Patrono da Soberana Ordem Militar de Malta.

Cardeal Raymond Leo Burke
Raymond Leo Burke nasceu em 30 de junho de 1948, em Richland Center (Estados Unidos). Em 29 de junho de 1975, foi ordenado presbítero pelo Beato Papa Paulo VI, sendo incardinado na diocese de La Crosse, estado de Wisconsin, nos EUA.

Em 10 de dezembro de 1994, o Papa São João Paulo II o nomeou Bispo de La Crosse, sendo ordenado pelo próprio Papa, em 06 de janeiro do ano seguinte, em Roma. Em 02 de dezembro de 2003, o Papa o transferiu para a Arquidiocese de Saint Louis, estado do Missouri, como Arcebispo.

No dia 27 de junho de 2008, o Papa Bento XVI o chamou a Roma para ocupar o ofício de Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica. No Consistório de 20 de novembro de 2010 o criou Cardeal, para a Diaconia de Santa Ágata dei Goti (o mesmo título que pertenceu o grande Cardeal Enrico Dante, Mestre de Cerimônias Pontifícias de 1947 a 1965).

Criação cardinalícia (2010)
O Cardeal Burke tem se destacado na Igreja por seu grande conhecimento de Direito Canônico: recentemente foi coautor do livro “Permanecer na verdade de Cristo”, que reafirma a doutrina católica acerca do matrimônio e da família, contra as polêmicas levantadas no contexto do Sínodo dos Bispos.

Também se destaca por seu zelo pela Sagrada Liturgia em ambas as formas do Rito Romano. Recentemente celebrou Santa Missa Pontifical no Altar da Cátedra, que nós noticiamos aqui.


Como Patrono da Ordem de Malta o Cardeal Burke substitui o Cardeal Paolo Sardi, que recentemente completou oitenta anos. A função é apenas honorífica, e prescreve que o Cardeal Burke continue a residir em Roma. Cumpre dizer que é Cardeal eleitor até 2028.

Ao mesmo tempo, como novo Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, o Santo Padre nomeou Dom Dominique Mamberti, ate então Secretário da Santa Sé para as Relações com outros Estados.

Dom Dominique Mamberti
Dominique François Joseph Mamberti nasceu em 07 de março de 1952, em Marrakesh (Marrocos). Foi Núncio Apostólico no Sudão, Delegado Apostólico para a Somália e Núncio Apostólico na Eritreia. Desde 15 de setembro de 2006 exerce o ofício de Secretário da Santa Sé para as Relações com outros Estados.

Informações: Boletim da Sala Stampa e Catholic Hierarchy

Nenhum comentário:

Postar um comentário