segunda-feira, 17 de março de 2014

Sinaxe das igrejas ortodoxas

Entre os dias 06 e 09 de março deste ano, ocorreu na igreja patriarcal de São Jorge em Constantinopla (Istambul) a Sinaxe (reunião) dos Patriarcas das Igrejas Ortodoxas.

Estiveram presentes os patriarcas de 12 das 14 igrejas da Comunhão Ortodoxa que, a convite do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, reuniram-se em preparação ao Sínodo da Igreja Ortodoxa, a realizar-se no ano de 2016.

Este Sínodo, o primeiro a realizar-se desde o Grande Cisma do Oriente, tratará de importantes temas para a Ortodoxia: o diálogo com a igreja de Roma, a concessão de autonomia às igrejas ortodoxas nacionais e a ordem de precedência das igrejas.

Estiveram presentes os Patriarcas de Constantinopla, Alexandria, Jerusalém, Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Geórgia, Chipre, Atenas, Polônia e Albânia. Ausentes os Patriarcas de Antioquia e da República Tcheca e Eslováquia.

A Sinaxe encerrou-se no domingo, dia 09, com a celebração da Divina Liturgia do I Domingo da Grande Quaresma, chamado de "Domingo da Ortodoxia".

Seguem algumas fotos, divulgadas pelo Patriarcado Ecumênico:

Oração inicial

Discurso do Patriarca Bartolomeu I

Patriarcas ortodoxos durante os trabalhos da Sinaxe

Divina Liturgia do Domingo da Ortodoxia
Patriarca Bartolomeu com o ícone da festa
Alguns dos patriarcas ortodoxos

Nenhum comentário:

Postar um comentário