No próximo dia 11 de Outubro terá início o Ano da Fé, convocado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI na comemoração dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II e dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica:
"Decidi proclamar um Ano da Fé. Este terá início a 11 de Outubro de 2012, no
cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade
de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na
referida data de 11 de Outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da
publicação do Catecismo da Igreja Católica,
texto promulgado pelo meu Predecessor, o Beato Papa João Paulo II, com o
objectivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé"
(Carta Apostólica Porta Fidei, n. 4)
Faltando um mês para a abertura do Ano da Fé, publicamos o calendário de suas principais atividades (Fonte: Rádio Vaticana):
A
primeira atividade associada ao Ano da Fé será uma edição da iniciativa “Pátio
dos Gentios” em Assis, Itália, no dia 6 de outubro. Com tema “Deus, esse
desconhecido”, o encontro entre crentes e não crentes antecipará a abertura
oficial do Ano.
Na sequência, de 7 a 28 de outubro, haverá a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre “Nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. No dia 11, Bento XVI presidirá a solene abertura do Ano da Fé na Praça São Pedro, ao lado dos participantes do Sínodo e dos presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo.
Quinta, dia 12 de outubro, a Igreja de Jesus, no centro de Roma, vai hospedar uma sessão cultural e artística sobre “A fé de Dante”. Será apresentado o canto XXIV do Paraíso da Divina Comédia, que descreve a profissão de fé do poeta italiano.
Domingo 21 de outubro, Bento XVI canonizará seis mártires e testemunhas da fé: um missionário jesuíta mártir em Madagascar; um catequista leigo, martirizado nas Filipinas; um padre testemunha da fé na educação dos jovens; uma religiosa que testemunhou a fé no leprosário da ilha de Molokai; uma outra religiosa, espanhola; uma leiga indiana convertida à fé católica; e uma leiga da Baviera, testemunha do amor de Cristo no leito de sofrimento.
De 20 de dezembro até maio seguinte, haverá no Castelo Santo Ângelo uma exposição sobre o Ano da Fé. Em 2013, nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Roma um congresso internacional debaterá o tema “São Cirilo e São Metódio entre os povos eslavos”.
Em 18 de maio, a vigília de Pentecostes será presidida pelo Papa com a participação dos Movimentos eclesiais. No dia 2 de junho, Corpo de Deus, o Papa presidirá a solene adoração eucarística e em todo o mundo, nesse mesmo dia, dioceses, paróquias e outras comunidades são convidadas a promover adorações. Em 22 de junho, um grande concerto na Praça de São Pedro vai celebrar o Ano da Fé.
Logo depois, a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, prevê a participação do Papa. Dia 29 de setembro, Jornada dos Catequistas, Bento XVI recordará 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.
Em 13 de outubro de 2013, o Papa presidirá uma celebração em honra de Nossa Senhora, com a participação das associações marianas, e no dia 24 de novembro, está marcada a celebração conclusiva do Ano da Fé.
Para conhecer melhor acerca deste tempo forte de renovação na fé, tão desejado pelo Papa, recomendamos a leitura da Carta Apostólica Porta Fidei, com a qual se proclama o Ano da Fé (Disponível no site da Santa Sé)
Nenhum comentário:
Postar um comentário