quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A viagem do Papa à Suécia


Entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2016 o Papa Francisco realizou sua décima sétima Viagem Apostólica fora da Itália, com destino à Suécia. Foi uma viagem breve, para participar do início das comemorações dos 500 anos da Reforma.

A comemoração é organizada pela Federação Luterana Mundial (com sede na Suécia) e pelo Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos. Mais do que uma celebração da Reforma em si, é uma ação de graças pelo caminho de diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja Luterana.

Papa com representantes da Federação Luterana Mundial
Programação da viagem:

Na segunda-feira, dia 31, o Papa chegou ao Aeroporto Internacional de Malmö, no sul da Suécia. Após encontros com o Primeiro-Ministro e com a família real sueca, o Santo Padre dirige-se à Catedral Luterana de Lund, onde participa de uma celebração ecumênica. Em seguida, na Arena de Malmö ocorre um evento ecumênico.

Na terça-feira, 01 de novembro, o Papa celebra a Santa Missa da Solenidade de Todos os Santos no Swedbank Station, em Malmö. Em seguida, retorna para Roma.

Alguns dados sobre a Igreja Católica na Suécia:
Número de católicos: 113 mil (1,15% da população)
Circunscrições eclesiásticas: 1
Paróquias: 45
Bispos: 2
Presbíteros: 141
Religiosos não sacerdotes: 17
Religiosas: 235
Seminaristas: 15
Escolas católicas: 13
Casas para anciãos e deficientes: 2



Na sequência postaremos as homilias e as fotos das duas celebrações litúrgicas da viagem: a celebração ecumênica na Catedral de Lund e a Santa Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário