terça-feira, 1 de julho de 2014

Nomeado Administrador Arquidiocesano de Curitiba

Na manhã de hoje, 01 de julho, o Colégio de Consultores da Arquidiocese de Curitiba elegeu Dom Rafael Biernaski para o encargo de Administrador Arquidiocesano de Curitiba durante o período da Sé Vacante.

Dom Rafael Biernaski
Com a morte de Dom Moacyr José Vitti na última quinta-feira, a Arquidiocese de Curitiba entrou no período de Sé Vacante. Assim, os presbíteros que compõem o Colégio dos Consultores deviam em até oito dias eleger o Administrador Arquidiocesano, que governe a Arquidiocese provisoriamente, até que o Santo Padre nomeie o novo Arcebispo.

As funções do Administrador Arquidiocesano são determinadas pelo Código de Direito Canônico, observando sobretudo o que consta no cân. 428: "Durante a Sé Vacante, nada se modifique".

Dom Rafael assina a Ata de sua eleição como Administrador

Biografia de Dom Rafael:

Dom Rafael nasceu em 01 de Novembro de 1955, em Curitiba. Em 1968 ingressou no Seminário Menor São José, passando em 1975 para o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos.

Foi ordenado sacerdote por Dom Pedro Fedalto em 13 de Dezembro de 1981, na Paróquia Santa Teresinha. Como presbítero, trabalhou na Comissão de Liturgia e foi professor no Seminário São José, além de colaborar na Paróquia de Santa Teresinha.

Em 1988 foi para Roma para os estudos de Teologia Dogmática, concluindo o Doutorado em 2007. Desde 1995 até 2010, trabalhou na Congregação para os Bispos, em vários ofícios.

No dia 10 de fevereiro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Titular de Ruspe e Auxiliar de Curitiba. Foi ordenado bispo em 15 de abril do mesmo ano, na Catedral da Arquidiocese, pelo Cardeal Geraldo Majella Agnelo.


Informações: Arquidiocese de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário