quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nota de falecimento: Cardeal Emmanuel Delly

Com pesar noticiamos o falecimento no dia de ontem, 08 de abril de 2014, de Sua Beatitude Cardeal Emmanuel III Delly, Patriarca Emérito de Babilônia dos Caldeus.


Emmanuel Karim Delly nasceu em 06 de outubro de 1927, na cidade de Telkaif, Iraque. Ordenado presbítero em 21 de Dezembro de 1952, exerceu seu ministério na Arqui-Eparquia de Mossul dos Caldeus, no Iraque.

Em Dezembro de 1962, foi eleito Bispo Auxiliar de Babilônia dos Caldeus e Titular de Palaeopolis, sendo ordenado em 19 de abril de 1963. 


No dia 24 de Outubro de 2003, após a morte do Patriarca Raphaël I Bidawid, foi eleito Patriarca de Bailônia dos Caldeus e Arcebispo de Bagdá, com o título de Emmanuel III. Sua eleição foi confirmada pelo Papa João Paulo II em dezembro do mesmo ano.

Foi elevado a Cardeal pelo Papa Bento XVI em 24 de Novembro de 2007. Como Patriarca de uma das igrejas orientais católicas, passou a integrar no Colégio Cardinalício a Ordem dos Bispos, com seu título próprio: Babilônia dos Caldeus.


Em 19 de Dezembro de 2012 apresentou sua renúncia ao ofício de Patriarca. Seu sucessor, o Patriarca Louis Raphaël I Sako foi eleito em fevereiro do ano seguinte.

Tendo sido criado Cardeal com mais de 80 anos, não participou de nenhum conclave.

Informações: Catholic Hierarchy

Nenhum comentário:

Postar um comentário