quarta-feira, 30 de abril de 2025

Fotos do Sepultamento do Papa Francisco

Após a Missa Exequial celebrada na Praça de São Pedro na manhã do sábado, 26 de abril de 2025, o corpo do Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril, foi conduzido à Basílica de Santa Maria Maior para o sepultamento.

Na noite da véspera, dia 25 de abril, por sua vez, teve lugar o rito do fechamento do féretro na Basílica de São Pedro, onde o corpo esteve exposto desde a manhã da quarta-feira, dia 23.

O rito, seguindo o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, como é possível ver no livreto da celebração, foi presidido pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, assistido pelo Monsenhor Marco Agostini. Presentes também alguns Cardeais, cônegos da Basílica Vaticana e colaboradores do Pontífice falecido.

Após uma monição introdutória, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Giovanni Ravelli, leu o rogito (rogitus), breve resumo da vida e do ministério do Papa, que foi então assinado pelos presentes enquanto se entoava o cântico de Zacarias, o Benedictus (Lc 1,68-79).

Em seguida Dom Diego Ravelli cobriu o rosto do Papa com um véu, gesto precedido de uma oração do Camerlengo aprofundando o seu simbolismo.

Após o Camerlengo aspergir o corpo com água benta, foram depositados no féretro o texto do rogito em um tubo de metal e moedas cunhadas durante o pontificado, elementos que facilitam a identificação do corpo em uma eventual exumação.

Em seguida o caixão interno, de metal, foi lacrado (sobretudo por questões higiênicas) e foram impressos na tampa alguns selos que garantem sua autenticidade. Por fim, foi fechada a tampa do caixão externo, de madeira. Ambos os gestos foram acompanhados pelo canto de salmos. 

Dom Ravelli cobre o rosto do Papa com um véu

Aspersão do corpo

O caixão de metal é lacrado e recebe o selo do Camerlengo

Fotos da Missa Exequial do Papa Francisco

Na manhã do dia 26 de abril de 2025, Sábado da Oitava Pascal, a Praça de São Pedro no Vaticano acolheu a Missa Exequial do Papa Francisco, falecido na segunda-feira, 21 de abril.

A Missa foi presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, assistido pelo Monsenhor Ján Dubina, endossando uma casula vermelha (cor do luto papal) que pertencia a São João Paulo II, a mesma usada pelo então Cardeal Joseph Ratzinger nas Exéquias do Papa polonês em 2005.

Presentes delegações oficiais de vários países e das Igrejas Ortodoxas e Ortodoxas Orientais [1].

Junto ao altar foi colocada uma réplica do ícone da Virgem Maria Salus populi romani (Proteção do povo romano). Na fachada da Basílica, por sua vez, presente uma tapeçaria (arazzo) da Ressurreição do Senhor, já usada em funerais anteriores.

Ao longo desta postagem destacaremos algumas particularidades da Missa, conforme indicado no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis e no livreto da celebração.

No início da celebração o féretro com o corpo do Papa foi depositado diante do altar, no chão, junto ao círio pascal. Dom Diego Giovanni Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, depositou o Evangeliário sobre o féretro.

Procissão de entrada

O Evangeliário é depositado sobre o féretro

Ritos iniciais

Homilia: Missa Exequial do Papa Francisco

Missa das Exéquias do Papa Francisco
Homilia do Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício
Praça de São Pedro
Sábado, 26 de abril de 2025

Nesta majestosa Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco celebrou tantas vezes a Eucaristia e presidiu grandes encontros ao longo destes 12 anos, encontramo-nos reunidos em oração à volta dos seus restos mortais com o coração triste, mas sustentados pela certeza da fé, que nos garante que a existência humana não termina no túmulo, mas na casa do Pai, em uma vida de felicidade que não terá ocaso.

Em nome do Colégio Cardinalício, agradeço de coração a presença de todos vós. Com grande emoção, dirijo uma deferente saudação e um vivo agradecimento aos Chefes de Estado, aos Chefes de Governo e às Delegações oficiais que vieram de muitos países para manifestar afeto, veneração e estima pelo Papa que nos deixou.


A manifestação popular de afeto e adesão, a que assistimos nos últimos dias, após a sua passagem desta terra para a eternidade, mostram-nos quanto o intenso pontificado do Papa Francisco tocou mentes e corações.

Com a nossa oração, queremos agora entregar a alma do nosso amado Pontífice a Deus, para que Ele lhe conceda a felicidade eterna no horizonte luminoso e glorioso do seu imenso amor.

Somos iluminados e guiados pela passagem do Evangelho (Jo 21,15-19), na qual ressoou a voz do próprio Cristo quando interpelou o primeiro dos Apóstolos: «Simão, tu me amas mais do que estes?» (v. 15). E a resposta de Pedro foi pronta e sincera: «Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo!». E Jesus confiou-lhe a grande missão: «Apascenta as minhas ovelhas» (v. 17). Esta será constantemente a tarefa de Pedro e dos seus Sucessores, um serviço de amor na senda do Mestre e Senhor Jesus Cristo que «não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate por muitos» (Mc 10,45).

terça-feira, 29 de abril de 2025

Transladação do corpo do Papa Francisco

Na noite da segunda-feira, 21 de abril de 2025, após a morte do Papa Francisco, teve lugar o primeiro rito das Exéquias, conforme indicado no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (cuja segunda edição foi aprovada em 2024): a constatação da morte e a deposição do corpo no féretro.

O rito foi realizado na Capela da Casa Santa Marta (Domus Sanctae Marthae), presidido pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, assistido pelo Monsenhor L'ubomir Welnitz.

O corpo, depositado no caixão de madeira com revestimento interno de metal, foi revestido com os paramentos litúrgicos como para a Missa, incluindo a mitra simples , a casula vermelha (cor do luto papal) e o pálio de Bispo de Roma.


O Camerlengo recita uma oração
Aspersão do corpo

Na manhã da quarta-feira, 23 de abril, por sua vez, teve lugar a transladação do corpo da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro.

O rito novamente foi presidido pelo Camerlengo, Cardeal Kevin Joseph Farrell, assistido pelo Monsenhor Krzysztof Marcjanowicz, endossando uma capa pluvial vermelha que havia sido usada pelo Papa Bento XVI em 2010. Os diáconos assistentes endossaram as dalmáticas do mesmo conjunto.

Como é possível ver no livreto da celebração, após a aspersão do corpo e uma monição teve início a procissão, da qual tomaram parte os Cardeais e outros membros da Cúria Romana. O féretro foi ladeado pela Guarda Suíça e por sacerdotes com estola vermelha e velas acesas nas mãos.

Durante a procissão foram entoados alguns salmos e a Ladainha de Todos os Santos.

Cardeais aguardam o início da celebração

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Semana Santa 2025 em Milão

Na Arquidiocese de Milão (Itália), as celebrações da Semana Santa (Settimana Autentica) deste Ano Jubilar de 2025 foram presididas pelo Arcebispo, Dom Mario Enrico Delpini, na Catedral Metropolitana da Natividade da Virgem Maria, o Duomo de Milão.

As celebrações seguiram o Rito Ambrosiano, próprio dessa Arquidiocese. Nas imagens a seguir é possível observar algumas das suas particularidades em relação ao Rito Romano.


Procissão de entrada
Bênção dos ramos
Procissão
Oração Eucarística: Consagração

17 de abril: Missa Crismal

Procissão de entrada

Semana Santa 2025 em Budapeste

O Arcebispo de Esztergom-Budapeste (Hungria), Cardeal Péter Erdő, presidiu as celebrações da Semana Santa deste Ano Jubilar de 2025 na Catedral Basílica da Assunção de Maria e Santo Adalberto em Esztergom e na Basílica Co-Catedral de Santo Estêvão em Budapeste.


Catedral Basílica de Esztergom

Bênçãos dos ramos
Procissão
Narrativa da Paixão
(Genuflexão ao anúncio da Morte do Senhor)
Consagração

sábado, 26 de abril de 2025

Semana Santa 2025 em Manila (Parte 2)

Nesta postagem concluímos nosso registro da Semana Santa deste Ano Jubilar de 2025 na Arquidiocese de Manila (Filipinas).

Nesta segunda parte destacamos a Celebração da Paixão do Senhor e a Vigília Pascal presididas pelo Arcebispo, Cardeal Jose Fuerte Advincula, na Catedral Metropolitana da Imaculada Conceição.

18 de abril: Celebração da Paixão do Senhor

Prostração
Narrativa da Paixão
Genuflexão ao anúncio da Morte do Senhor
Homilia
Apresentação da cruz

Semana Santa 2025 em Manila (Parte 1)

O Cardeal Jose Fuerte Advincula, Arcebispo de Manila (Filipinas), presidiu as celebrações da Semana Santa deste Ano Jubilar de 2025 na Catedral Metropolitana da Imaculada Conceição.

Nesta postagem trazemos algumas imagens da Missa do Domingo de Ramos e das celebrações da Quinta-feira Santa (Missa Crismal e Missa da Ceia do Senhor):

13 de abril: Missa do Domingo de Ramos

Bênção dos ramos no adro da Catedral
Aspersão
Evangelho

Procissão

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Semana Santa 2025 em Jerusalém (Parte 4)

Concluindo nosso registro da Semana Santa deste Ano Jubilar de 2025 em Jerusalém trazemos algumas imagens das celebrações do Sábado Santo e do Domingo de Páscoa.

Vale recordar que Jerusalém possui uma série de particularidades litúrgicas, fruto de antigas tradições e de razões pastorais, como o uso compartilhado da Basílica do Santo Sepulcro com outras Igrejas.

19 de abril: Vigília Pascal

Na manhã do Sábado Santo o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, presidiu a Vigília Pascal diante da Edícula da Basílica do Santo Sepulcro.

Procissão de entrada
Bênção do fogo na entrada da Basílica
Incensação da Pedra da Unção
O círio pascal e os cravos diante da Edícula
Preparação do círio

Semana Santa 2025 em Jerusalém (Parte 3)

Nesta terceira parte do nosso registro da Semana Santa deste Ano Jubilar de 2025 em Jerusalém recordamos as celebrações da Sexta-feira Santa.

Vale recordar que Jerusalém possui uma série de particularidades litúrgicas, fruto de antigas tradições e de razões pastorais, como o uso compartilhado da Basílica do Santo Sepulcro com outras Igrejas.

18 de abril: Celebração da Paixão do Senhor

Na manhã da Sexta-feira Santa o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, presidiu a Celebração da Paixão do Senhor na Capela do Calvário da Basílica do Santo Sepulcro, durante a qual os fiéis puderam venerar uma relíquia da Santa Cruz.

Procissão de entrada
(O Patriarca entroniza a relíquia da Cruz)
Prostração
Oração do dia
Leituras
Narrativa da Paixão

Semana Santa 2025 em Jerusalém (Parte 2)

Nesta postagem trazemos a segunda parte do nosso registro da Semana Santa deste Ano Jubilar de 2025 em Jerusalém, com as celebrações da Quinta-feira Santa.

Vale recordar que Jerusalém possui uma série de particularidades litúrgicas, fruto de antigas tradições e de razões pastorais, como o uso compartilhado da Basílica do Santo Sepulcro com outras Igrejas.

17 de abril: Missa da Ceia do Senhor

Na manhã da Quinta-feira Santa o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, presidiu a Missa da Ceia do Senhor diante da Edícula do Santo Sepulcro. Na mesma celebração teve lugar a bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e a consagração do Crisma, que nas demais Diocese se realiza na Missa Crismal.

Procissão de entrada
Evangelho

Homilia
Lava pés