Na terça-feira, 20 de janeiro de 2026, o Arcebispo Emérito de Westminster, Cardeal Vincent Gerard Nichols [1], presidiu a oração das Vésperas Ecumênicas na Catedral do Preciosíssimo Sangue em Londres (Inglaterra) no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e em ação de graças pela concessão do título de Doutor da Igreja a São John Henry Newman.
A homilia ficou a cargo de Rowan Williams, que foi o “Arcebispo” de Canterbury e Primaz da Comunhão Anglicana de 2002 a 2012. Também estiveram presentes, junto aos Bispos católicos, alguns “Bispos” anglicanos [2].
![]() |
| Procissão de saída |
Imagens: Diocese of Westminster (Flickr).
John Henry Newman nasceu em Londres (Inglaterra) no dia 21 de fevereiro de 1801. Tornou-se pastor anglicano em1825, destacando-se por seu ministério junto a estudantes universitários.
Foi um dos expoentes do “Movimento de Oxford”, convertendo-se à Igreja Católica em 09 de outubro de 1845. Nesse mesmo ano publicou seu Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã.
Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 30 de maio de 1847. Estabeleceu-se em Birmingham (Inglaterra), onde introduziu a Congregação do Oratório de São Felipe Néri.
Foi criado Cardeal pelo Papa Leão XIII no dia 12 de maio de 1879, recebendo como igreja titular a Diaconia de São Jorge in Velabro. Continuou exercendo seu ministério presbiteral em Birmingham, onde faleceu no dia 11 de agosto de 1890.
Foi beatificado pelo Papa Bento XVI no dia 19 de setembro de 2010 e canonizado pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019. O Papa Leão XIV lhe concedeu o título de Doutor da Igreja no dia 01 de novembro de 2025. É comemorado no dia 09 de outubro.
Notas:
[1] O Cardeal Nichols serve como Administrador da Arquidiocese até a posse do novo Arcebispo, Dom Charles Phillip Richard Moth, nomeado no dia 19 de dezembro.
[2] Durante o cisma ocorrido no século XVI a Igreja da Inglaterra rompeu a Sucessão Apostólica, de modo que, como católicos, não reconhecemos seu sacerdócio como válido. Por isso indicamos os “Bispos” anglicanos entre aspas.









Nenhum comentário:
Postar um comentário