Viagem Apostólica à Espanha
Oração da Hora Média
Homilia do Papa Leão XIV
Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália (Barcelona)
Terça-feira, 09 de junho de 2026
Foi rezada a Hora Sexta (12h) da terça-feira da II semana do Saltério.
Queridos irmãos e irmãs,
É com grande alegria que inicio a minha visita rezando convosco a Hora
Sexta nesta Catedral.
O Concílio Vaticano II define o Ofício Divino como «a voz da
Esposa que fala com o Esposo» e «a oração que Cristo, unido ao seu Corpo, eleva
ao Pai» (
Sacrosanctum Concilium, n. 84). Também a Leitura que ouvimos (
1Cor 12,12-13)
sublinha que «todos... fomos batizados em um único Espírito, para formarmos um único
corpo» (v. 13). Podemos, então, deixar-nos ajudar, na nossa reflexão,
precisamente por estas duas imagens: a Esposa e o Corpo.
A primeira nos recorda que a Igreja, e em particular esta assembleia,
rica em dons e carismas e na diversidade das histórias de cada um, é antes de
tudo uma Esposa amada. Deus vos quis aqui, porque ama em vós e no vosso estar
juntos uma beleza e uma bondade únicas e sagradas. Ele vos escolheu para
representardes hoje a “comunidade dos santos” (cf. 1Cor 1,2) que está
em Barcelona. E é com esta consciência que vos convido a renovar, em um só
coração, o propósito de caminhar juntos, todos, fiéis e Pastores, seguindo os
passos de Cristo, rumo à plenitude da vida. A Igreja é fruto de um ato de amor
que a precede e que provém de Deus, e cresce antes de tudo deixando-se amar por
Ele, unida, com coração humilde e agradecido, porque só quem se deixa amar por
Deus pode construir, com os outros, as obras do amor.

A este respeito, há alguns anos o Papa Francisco recomendava a esta
Comunidade diocesana « partir do encontro com Cristo» para crescer «na
fraternidade, no anúncio da Boa Nova do Evangelho» (
Mensagem por ocasião da inauguração da Torre da Virgem Maria da Basílica da Sagrada Família, 08 de
dezembro de 2021); e, um ano depois, repetia aos seminaristas desta mesma
Diocese, peregrinos em Roma: «Nunca deixeis de saborear e recordar este amor de
predileção que se derrama e se derramará abundantemente no vosso coração (...).
Nunca apagueis esse fogo que vos tornará intrépidos pregadores do Evangelho» (
Discurso
à Comunidade do Seminário de Barcelona, 10 de dezembro de 2022).
As suas palavras indicam o clima que somos chamados a difundir nos
nossos ambientes, nas famílias, nas paróquias, nos locais de trabalho e de formação,
nos ambientes da Cúria e em qualquer outro âmbito da vida: um clima de família,
no qual se vive juntos, conscientes da filiação e do chamado comum, solidários,
abertos, capazes de misericórdia, de sacrifício, de atenção mútua, de perdão.