As sinetas são
pequenos conjuntos de sinos que são tocados em momentos festivos das
celebrações litúrgicas por um acólito ou coroinha denominado sineteiro.
Normalmente as
sinetas são tocadas nas elevações da hóstia e do cálice após a Consagração.
Este gesto deve ser revalorizado em nossas comunidades, pois além de manifestar
nossa reverência diante do mistério eucarístico, manifesta a alegria de termos
o Senhor junto de nós.
Além das
elevações, as sinetas podem ser tocadas durante o canto do Glória nas grandes
solenidades, nas procissões festivas e na bênção do Santíssimo Sacramento. O
mesmo vale para os sinos das torres das igrejas, podem ser tocados antes das
celebrações, chamando os fieis à igreja, e dentro das celebrações, para expressar
a alegria nas grandes solenidades.
A partir do
Glória da Missa da Ceia do Senhor até o Glória da Vigília Pascal o toque dos
sinos e sinetas é proibido. Dentro das celebrações litúrgicas, observe-se o
silêncio; fora das celebrações, nas práticas de piedade popular como as
procissões, pode-se utilizar as matracas, instrumentos de madeira com ruído
surdo, que substituem as sinetas.
Existe uma forma diferente de tocar a sineta, com relação às batidas, no tempo do Advento e da Quaresma (tempo de espera, penitência e conversão)???
ResponderExcluirNão há uma normativa sobre a forma de tocar as sinetas. Valem neste sentido os costumes locais.
Excluirsim na quaresma não se toca a sineta
ExcluirA única proibição ao toque das sinetas é entre o Glória da Missa da Ceia do Senhor e o Glória da Vigília Pascal (Cerimonial dos Bispos, n. 300).
ExcluirDurante a Quaresma o toque das sinetas é permitido sim (inclusive nas celebrações no Vaticano se toca normalmente).
Porém, como o toque das sinetas é sempre facultativo, podem observar-se os costumes locais. Onde for costume omitir o toque durante toda a Quaresma, pode-se fazê-lo. Mas não é regra.
Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida. Na procissão do Santíssimo,o sino vai na frente ou atrás do hostensório?
ResponderExcluirRenan, não há uma norma para isso, uma vez que o uso das sinetas é sempre facultativo. Neste assunto, valem os costumes locais.
ExcluirBom dia!!!
ResponderExcluirNo Tempo do Advento o toque da sineta ou do carrilhao é omitido???
Não há nenhuma norma a respeito. A única proibição ao toque das sinetas é entre o Glória da Missa da Ceia do Senhor e o Glória da Vigília Pascal (Cerimonial dos Bispos, n. 300).
Excluirolá, parabéns pelo trabalho, gostaria de saber se podemos tocar a sineta e os sinos durante o canto do gloria na missa do natal?
ResponderExcluirComo não há uma normativa específica, valem os costumes locais. Portanto, é possível sim se for costume na comunidade.
ExcluirEu queria saber se no Natal toca a sineta e o sino na hora do gloria?
ResponderExcluirNão há uma normativa específica sobre o toque das sinetas. Valem, portanto, os costumes locais. Se for costume tocar as sinetas no Glória do Natal, é permitido.
ExcluirSalve Maria Santíssima. Eu gostaria de saber sobre uma dúvida que nunca encontrei uma resposta: Na esposissão do Santíssimo Sacramento toca-se a sineta na procissão. Mas e na elevação da benção com o Ostensório se toca também?
ResponderExcluirNão há uma normativa a respeito nos livros litúrgicos. Neste caso, tanto na procissão eucarística quanto na bênção, seguem-se os costumes locais.
ExcluirExcelente blog. Muitas respostas orientadoras
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirGostaria de saber se pode tocar o sino na procissão da Vígilia Pascal? E por que na mesma não se levam a cruz processional, os castiçais e o Livro dos Evangelhos?
1. Creio que você se refere à procissão com o círio pascal, no início da Vigília. Neste caso, não é permitido. O Cerimonial dos Bispos é claro ao afirmar que os sinos se calam do Glória da Missa da Ceia do Senhor até o Glória da Vigília Pascal (nn. 300.349). A procissão caminha em silêncio, só interrompido pela aclamação "Eis a luz de Cristo".
Excluir2. O mesmo Cerimonial deixa isso claro no n. 338. O centro desta procissão é o círio pascal: além dele, leva-se apenas o incenso (e o Missal, por necessidade).
Bom dia. Eu queria saber se na missa da quinta-feira Santa, no Glória tocasse o sino?
ResponderExcluirSim. O Cerimonial dos Bispos menciona expressamente o toque dos sinos no Glória da Missa da Ceia do Senhor e da Vigília Pascal (nn. 300.349). Entre um Glória e outro o toque dos sinos é proibido.
ExcluirOlá, em relação a Missa da Vigília Pascal: os castiçais com velas ou as luminárias (trazidas/o pelos ceroferários), e a cruz processional (trazida pelo cruciferário) são omitidos da procissão de entrada, com base em uma norma litúrgica? Se sim, vem mais uma pergunta: por que no Vaticano (Basílica de São Pedro) a procissão de entrada desta Missa, contem os objetos citados? Lá se tem uma liturgia própria, instituída pelo Papa?
ResponderExcluirSim. O Cerimonial dos Bispos é muito claro sobre isso no n. 338: "Não se leva a cruz processional nem velas acesas". Além do círio pascal, na procissão da Vigília leva-se apenas o turíbulo com naveta do incenso (n. 343).
ExcluirNa Basílica de São Pedro nunca se usam a cruz processional e os castiçais na Vigília Pascal. Basta ver as transmissões em vídeo.
Boa tarde eu queria saber em quais momentos Devo tocar o Sino na hora do santissimo Sacramento?
ResponderExcluirNA hora da adoracao ao santissimo?, Perdao.
ResponderExcluirNão há uma normativa específica a respeito. Geralmente tocam-se as sinetas no momento da bênção propriamente dito, enquanto o sacerdote ou diácono traça o sinal da cruz com o ostensório ou âmbula sobre o povo.
ExcluirQuando ele traça o ostensorio com o sinal da Cruz se bate direto ou palsadamente
ResponderExcluirQuando ele traça o ostensorio,na hora do espirito Santo se bate Uma uninica vez ou exemplo:Pai bate, Filho bate, espirito bate, Santo bate?
ResponderExcluirOs livros litúrgicos não especificam como se devem tocar as sinetas. Valem, portanto, os costumes locais.
Excluirqueria saber se no advento a sineta e tocada
ExcluirOs livros litúrgicos proíbem o toque dos sinos apenas do Glória da Missa da Ceia do Senhor até o Glória da Vigília Pascal (Cerimonial dos Bispos, nn. 300.349).
ExcluirFora isso, os livros litúrgicos não mencionam mais as sinetas. Valem portanto neste assunto os costumes locais.
Boa noite,eu queria saber se no dia da biblia toca a sineta
ResponderExcluirComo já respondemos anteriormente, o toque dos sinos é proibido apenas do Glória da Missa da Ceia do Senhor até o Glória da Vigília Pascal (Cerimonial dos Bispos, nn. 300.349).
ExcluirFora isso, os livros litúrgicos não mencionam mais as sinetas. Como o "dia da Bíblia" no Brasil é celebrado no último domingo de setembro, portanto, um Domingo do Tempo Comum, valem nesse assunto os costumes locais.
Bom dia
ResponderExcluirNo advento se toca a seneta?
Como já afirmamos em respostas anteriores, os livros litúrgicos só proíbem o toque dos sinos do Glória da Missa da Ceia do Senhor até o Glória da Vigília Pascal (Cerimonial dos Bispos, nn. 300.349).
ExcluirFora isso, os livros litúrgicos não mencionam mais as sinetas. Seu toque, portanto, é sempre facultativo, conforme os costumes locais.
Olá boa noite! uma dúvida,na missa vespertina do natal do Senhor já se pode colocar o Menino Jesus na manjedoura?
ResponderExcluirO Diretório sobre a Piedade Popular e Liturgia menciona a colocação da imagem do Menino Jesus no presépio no final da Missa da Noite (n. 111), que deve ser celebrada sempre após o pôr-do-sol do dia 24.
ExcluirGostei muito dos esclarecimentos
ResponderExcluirEstou responsável pela liturgia as vezes tenho muitas dúvidas.
Obrigado
Boa noite, gostaria de saber quem pode tocar a cineta durante a missa?
ResponderExcluirTradicionalmente tocar a sineta é função dos coroinhas ou "acólitos". Em sua ausência, porém, a sineta pode ser tocada por qualquer outra pessoa que exerce um ministério ou serviço na Liturgia (como o Ministro da Sagrada Comunhão ou um membro da pastoral da acolhida, por exemplo) ou ainda por qualquer fiel que participa da celebração.
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirVamos realizar toda sexta-feira da Quaresma a Via Sacra em nossa comunidade.
Gostaria de saber se podemos tocar a matraca durante o canto de uma estação até outra?
Acho que fica muito bonito, penitencial.
Porém tenho dúvida se podemos usá-la enquanto as pessoas vão cantando e andando até a outra estação.
Não há uma normativa específica sobre o uso da matraca nas práticas de piedade popular, como é o caso da Via Sacra. Valem nesses casos os costumes locais e uma sadia liberdade.
ExcluirBoa noite ,André sou Arthur. Era acólito por 6 anos . Sou da Paróquia São Luiz Gonzaga bh patrono dos Seminaristas! Nesta época de junho ates da festa do Sagrado Coração de Jesus, é permitido tocar Sineta em procissão a pé de São Luiz Gonzaga?
ResponderExcluirTratando-se de uma procissão em honra do padroeiro, não há uma normativa específica sobre o toque das sinetas. Valem, portanto, os costumes locais.
ExcluirPode se tocar o carrilhão no glória das missas dominicais?
ResponderExcluirOs livros litúrgicos só mencionam o toque dos sinos no Glória da Missa da Ceia do Senhor e da Vigília Pascal (Cerimonial dos Bispos, nn. 300.349). Fora disso, convém observar os costumes locais.
ExcluirPessoalmente, considero conveniente reservar esse gesto para as grandes solenidades.
Tenho uma dúvida: Em qual missa do ano tocam-se as sinetas no momento do Glória? Acho que é no Glória da missa do Sábado Santo, que é quando se encerra esse ciclo de silêncio absoluto, mas se eu estiver errado, por favor, me corrija
ResponderExcluirO Cerimonial dos Bispos prescreve o toque dos sinos no Glória da Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa)e no Glória da Vigília Pascal (nn. 300.349).
ExcluirBoa noite André, tudo bem?
ResponderExcluirO toque dos sinos externos e as sinetas do altar vi nas suas respostas acima que varia de acordo com o costume local, porém esse costume era quando o povo não tinha o conhecimento do rito, hj vejo algumas orientacoes pra nao tocar mais poia acab sendo um ruido liturgico, como vc ve isso?
Associar o toque das sinetas ao "desconhecimento do rito" por parte dos fiéis é um equívoco, pois o uso destas é muito mais antigo.
ExcluirOs primeiros cristãos já utilizavam sinetas nas celebrações, as quais foram encontradas em algumas catacumbas.
Podemos rastrear seu uso inclusive no Antigo Testamento e de diversas formas nos Ritos Orientais.
Talvez o toque das sinetas na epiclese (indicando o momento de ajoelhar-se) possa ser suprimido, mas o seu toque durante a elevação das espécies, no Glória e em procissões está muito mais ligado à solenidade, ao caráter festivo do rito.
Aqui na nossa capela, o frei que dar nossas formações, proibiu que os coroinhas tocassem o sino da torre na hora da consagração, e recomendou que se tocasse mesmo o sininho pequeno. Hà realmente alguma proibição quanto a isso?
ResponderExcluirComo indicado em respostas anteriores, os livros litúrgicos não apresentam normas específicas sobre o toque dos sinos, indicando apenas que este é proibido do Glória da Missa da Ceia do Senhor até o Glória da Vigília Pascal (Cerimonial dos Bispos, nn. 300.349).
ExcluirA Instrução Geral do Missal Romano (3ª edição), por sua vez, menciona o toque da sineta ou campainha na epiclese e na elevação das Sagradas Espécies após a consagração "se for oportuno" (n. 150).
Ou seja, em relação ao toque dos sinos e/ou sinetas, convém observar os costumes de cada comunidade.
Boa tarde! Gostaria de saber se o toque dos sinos pode ser na Missa do Galo e do dia do Natal (25), ou apenas na Missa do Galo.
ResponderExcluirOs livros litúrgicos não dão normas específicas sobre o toque dos sinos no Natal. Valem nesse sentido os costumes locais.
Excluir