terça-feira, 3 de dezembro de 2024

I Domingo do Advento em Belém (2024)

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2024 o Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton, presidiu as tradicionais celebrações do I Domingo do Advento na igreja de Santa Catarina junto à Basílica da Natividade em Belém: as I Vésperas na tarde do sábado, dia 30, e a Santa Missa no domingo, dia 01.

Durante o cântico evangélico das Vésperas (Magnificat), como de costume, o Custódio desceu até a Gruta da Natividade, acendendo a primeira vela da coroa do Advento em uma das lamparinas do altar da Manjedoura.

30 de novembro: I Vésperas

Ingresso na Basílica da Natividade pela “Porta da Humildade”
Veneração da cruz
Oração diante do Santíssimo Sacramento
I Vésperas: Procissão de entrada
(O Custódio entroniza a relíquia da manjedoura)
Salmodia

Ângelus: I Domingo do Advento - Ano C

Papa Francisco
Ângelus
Domingo, 1° de dezembro de 2024

Prezados irmãos e irmãs, bom domingo!
O Evangelho da Liturgia de hoje (Lc 21,25-28.34-36), I Domingo do Advento, fala-nos de perturbações cósmicas e de ansiedade e medo na humanidade. Neste contexto, Jesus dirige uma palavra de esperança aos seus discípulos: «Levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima» (v. 28). A preocupação do Mestre é que os seus corações não se tornem pesados (cf. v. 34) e que aguardem com vigilância a vinda do Filho do homem.

O convite de Jesus é este: erguer a cabeça ao alto e manter o coração leve e desperto.

De fato, muitos contemporâneos de Jesus, perante os acontecimentos catastróficos que veem acontecer à sua volta - perseguições, conflitos, calamidades naturais - são tomados pela angústia e pensam que esteja para chegar o fim do mundo. Têm o coração sobrecarregado pelo medo. Jesus, porém, quer libertá-los das angústias atuais e das falsas convicções, mostrando-lhes como estar despertos no coração, como ler os acontecimentos a partir do projeto de Deus, que realiza a salvação mesmo nos acontecimentos mais dramáticos da história. Por isso, sugere-lhes que voltem o olhar para o Céu para compreender as coisas da terra: «Levantai-vos e erguei a cabeça» (v. 28). É belo: «Levantai-vos e erguei a cabeça».

Irmãos e irmãs, também para nós é importante a recomendação de Jesus: «Que vossos corações não fiquem insensíveis», pesados (v. 34). Todos nós, em tantos momentos da vida, nos perguntamos: como ter um coração “leve”, um coração desperto, um coração livre? Um coração que não se deixa esmagar pela tristeza? E a tristeza é negativa, é negativa! Com efeito, pode acontecer que as ansiedades, os medos e as aflições sobre a nossa vida pessoal ou pelo que se passa no mundo hoje, pesem sobre nós como pedras e nos atirem para o desânimo. Se as preocupações tornam pesado o coração e nos levam a fechar-nos em nós mesmos, Jesus, ao contrário, convida-nos a levantar a cabeça, a confiar no seu amor que nos quer salvar e que se faz próximo em cada situação da nossa existência, pede-nos que lhe demos espaço para redescobrir a esperança.

Perguntemo-nos então: o meu coração está sobrecarregado pelo medo, pelas preocupações, pelas ansiedades do futuro? Sei olhar os acontecimentos quotidianos e as vicissitudes da história com os olhos de Deus, na oração, com um horizonte mais amplo? Ou deixo-me dominar pelo desânimo? Que este Tempo do Advento seja uma ocasião preciosa para erguer o nosso olhar para Ele, que alivia o coração e nos sustenta no caminho.

Invoquemos agora a Virgem Maria, que, mesmo nos momentos de provação, esteve pronta a acolher o projeto de Deus.

Última vinda de Cristo
(Igreja de São Lourenço em Viena, Áustria)

Fonte: Santa Sé.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Festa de Santo André em Constantinopla (2024)

No dia 30 de novembro de 2024 o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla celebrou na Catedral de São Jorge em Istambul (Turquia) a Divina Liturgia da Festa de Santo André, Apóstolo, padroeiro do Patriarcado Ecumênico.

Como de costume, esteve presente uma delegação da Igreja de Roma, presidida pelo Cardeal Kurt Koch, Prefeito do Dicastério para a Unidade dos Cristãos, que leu uma mensagem do Papa Francisco no final da celebração.

Entrada do Patriarca
Litania da paz
O Patriarca abençoa os fiéis
Incensação