Na tarde do dia 28 de março de 2024, Quinta-feira Santa, o Papa Francisco presidiu sem celebrar a Missa da Ceia do Senhor (embora endossando a casula, ao invés do pluvial) na Penitenciária Feminina de Rebibbia em Roma.
A Liturgia Eucarística, por sua vez, foi celebrada por Dom Diego Giovanni Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.
Confira a seguir sua brevíssima homilia e algumas imagens da celebração:
Santa Missa da Ceia do Senhor
Homilia do Papa Francisco
Penitenciária Feminina de Rebibbia (Roma)
Quinta-feira Santa, 28 de março de 2024
Neste momento da Ceia, dois episódios chamam a nossa atenção. O lava-pés de Jesus: Jesus se humilha, e com este gesto nos faz compreender o que havia dito: «Eu não vim para ser servido, mas para servir» (cf. Mc 10,45). Ensina-nos o caminho do serviço.
O outro episódio - triste - é a traição de Judas, que não é capaz de amar, e depois o dinheiro, o egoísmo, o levam a esta coisa má. Mas Jesus perdoa tudo. Jesus perdoa sempre. Só pede que nós peçamos o perdão.
Uma vez ouvi uma velhinha, sábia, uma velhinha avó, do povo... Ela disse assim: «Jesus não se cansa nunca de perdoar: somos nós que nos cansamos de pedir perdão». Peçamos hoje ao Senhor a graça de não nos cansarmos.
Sempre, todos nós temos pequenos fracassos, grandes fracassos: cada um tem a sua própria história. Mas o Senhor espera sempre por nós, com os braços abertos, e não se cansa nunca de perdoar.
Agora faremos o mesmo gesto que Jesus fez: lavar os pés. É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer, todos nós, na vocação do serviço.
Obrigado.
Ritos iniciais |
Evangelho |
Homilia |
Lava pés |
Apresentação das oferendas |
Consagração |
Bênção |
Confira também o vídeo da celebração:
Homilia: Tradução nossa a partir do texto italiano. Fonte: Santa Sé / Imagens: Vatican News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário