sábado, 29 de fevereiro de 2020

Homilia: I Domingo da Quaresma - Ano A

São Gregório Nazianzeno
Discurso 40
Os cristãos dispõem de meios para superar as tentações

Se o tentador, o inimigo da luz, ataca-te depois do Batismo - e certamente o fará, pois tentou até mesmo ao Verbo, meu Deus, oculto na carne, a saber, a própria Luz velada pela humanidade -, sabes como vencê-lo: não temas o combate. Opõe-lhe a água, opõe-lhe o Espírito contra o qual se despedaçarão todos os incandescentes dardos do maligno.
Se ele te apresenta tua própria pobreza - de fato, não deixou de fazê-lo com Cristo, recordando-lhe sua fome para incitá-lo a transformar as pedras em pães -, lembre-se de sua resposta. Ensina-lhe o que parece não ter aprendido; opõe-lhe aquela palavra de vida, que é o pão descido do céu e que dá a vida ao mundo. Se ele te tenta com a vanglória - como fez com Jesus quando o levou ao desfiladeiro do templo e lhe disse: Lança-te daqui abaixo para demonstrar tua divindade -, não se deixe levar pela soberba. Se ele te vencer nisto, não vai parar por aqui: ele é insaciável e te quer por inteiro; mostra-se complacente, de aspecto bondoso, porém acaba sempre confundindo o bem com o mal. É a sua estratégia.
Este ladrão é inclusive um perito conhecedor da Escritura. No texto o está escrito se refere ao pão; mais abaixo, refere-se aos anjos. E, de fato, está escrito: dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos. Ó sofista da mentira! Por que te calas sobre o que segue? Porém, ainda que tu o silencie, eu o conheço perfeitamente. Segue o texto: sobre a serpente e a víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão; protegido e amparado - aqui se entende - pela Trindade.
Se ele te tenta com a avareza, mostrando-te em um instante todos os reinos como se te pertencessem e exigindo-te que o adores, despreza-o como a um mesquinho. Amparado pelo sinal da cruz, diga-lhe: Eu também sou imagem de Deus; contudo não fui, como tu, precipitado do céu por soberba; estou revestido de Cristo, pelo Batismo. Cristo se tornou minha herança; és tu que deve adorar-me.
Creia-me, a estas palavras ele se retirará, vencido e envergonhado, de todos aqueles que foram iluminados, como se retirou de Cristo, a luz primordial. Estes são os benefícios que o Batismo confere àqueles que reconhecem a força da graça; estes são os suntuosos banquetes que oferece a quem sofre uma fome digna de louvor.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 56-57. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Leão Magno para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário