terça-feira, 17 de julho de 2012

A teca

A teca (do grego théke, caixa) é um pequeno recipiente, comumente redondo, destinado a transportar as hóstias consagradas à casa dos enfermos para a administração do Viático. Também pode ser utilizada para a conservação de uma hóstia maior no tabernáculo, a qual é exposta à adoração dos fieis no ostensório.


Por ser um vaso sagrado, destinado a conter as Sagradas Espécies, deve ser feito de material nobre. E, dada sua função de transportar as hóstias consagradas, deve possuir uma tampa bem fixa, a fim de assegurar a integridade das Sagradas Espécies.

Para a administração do Viático, os sacerdotes, diáconos, acólitos instituídos ou ministros extraordinários da Sagrada Comunhão devem levar também um corporal, um sanguíneo (para purificar a teca) e o Ritual do Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa. Podem levar estas alfaias em uma bolsa, chamada bolsa do viático.


13 comentários:

  1. Respostas
    1. Não. A Instrução Redemptionis Sacramentum, n. 117 deixa claro que os vasos destinados a conter a Eucaristia devem sempre ser de material nobre e resistente. É expressamente proibido o uso de objetos que quebram facilmente, como é o caso da louça.

      Excluir
  2. Respostas
    1. A teca é um recipiente pequeno, na forma de uma pequena caixa redonda, para levar a Comunhão aos enfermos. A âmbula (ou cibório) é um recipiente maior, geralmente em forma de taça, para a Comunhão dos fiéis na Missa e para armazenar as hóstias consagradas no sacrário.
      Saiba mais em nossa postagem sobre a âmbula:
      http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2012/07/o-ciborio.html

      Excluir
  3. Qual a forma correta de purificar a teca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A purificação dos vasos sagrados é bastante simples: derrama-se um pouco de água dentro, que em seguida é consumida pelo ministro, e seca-se com o sanguíneo, que depois deverá ser lavado com cuidado.

      Excluir
  4. Como se guardar a teca? (Tipo, pode deixar no armário?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria que os objetos litúrgicos fossem conservados na sacristia da igreja. Porém, se o Ministro Extraordinário da Comunhão tem permissão de conservar a teca em casa durante o tempo que exerce este ofício, pode guardá-la sim em um armário, com o devido respeito.

      Excluir
  5. Vocês vendem essa bolsa de viático? Podem me indicar a onde podemos encontrá-la para comprarmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo buscar lojas especializadas na venda de objetos e paramentos litúrgicos. Uma rápida pesquisa na internet lhe indicará vários sites.

      Excluir
  6. Pode usar teca revestida de plástico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Instrução Geral do Missal Romano (nn. 328-329) e a Instrução Redemptionis Sacramentum (n. 117) indicam que os vasos sagrados destinados a conter a Eucaristia devem sempre ser feitos de metal nobre.

      Excluir