A cruz
processional, como o próprio nome diz, é uma cruz com a imagem do crucificado
que possui uma haste e é conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha
denominado cruciferário.
Para a
Celebração Eucarística, o cruciferário conduz a cruz processional elevada na
procissão de entrada, ladeado pelos acólitos ou coroinhas com castiçais de
velas acesas. Se houver incenso, este precede a cruz. Do contrário, a cruz guia
a procissão. À procissão de saída, se feita com solenidade, proceda-se da mesma
forma.
Chegando à
frente do altar, o cruciferário faz uma reverência breve (inclinando apenas a
cabeça). Se não houver outra cruz com a imagem do crucificado no presbitério, a
cruz processional é colocada junto do altar; se houver, a cruz processional é
colocada em um lugar digno na sacristia.
Nas demais
celebrações em que há procissão, sempre deve haver o cruciferário que leva a
cruz processional elevada à frente da procissão, precedida ou não pelo incenso.
Só falta a fonte das instruções...
ResponderExcluirIndicamos as fontes da pesquisa na primeira postagem desta série:Introdução Geral do Missal Romano (IGMR) e Cerimonial dos Bispos.
ExcluirPodemos, porém, revisar as postagens e colocar em cada uma os respectivos números da IGMR e do Cerimonial.
Grato pela participação.
Faça isso então, caso contrário seu colocação ficará insegura, sem a designação da fonte a qual foi extraído a informação.
ExcluirÓtima e simples para entender.
ResponderExcluirEstou fazendo a formação para acólito em minha paróquia e em uma de nossas comunidades não tem cruz no altar um dos acólitos q dão a formação disse q a cruz processional entra de costas quando não há cruz no altar e é colocada ao lado do altar outro disse q entra normalmente e é colocada do lado do altar. Você poderia me informar sobre isso?
ResponderExcluirA Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) afirma no n. 122 que quando não há outra cruz no presbitério, a cruz processional é colocada junto ao altar. Nunca é mencionado nos livros litúrgicos que a cruz seja levada de costas: o costume é conduzi-la sempre de frente.
ExcluirSe tiver uma cruz pintada no fundo mesmo e uma sobre o altar a cruz processional fica do lado do altar?
ResponderExcluirA Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) afirma no n. 122 que a cruz do altar deve ser uma só. Assim, se há uma cruz no fundo da abside e esta é bem visível aos fiéis, não se deve colocar outra cruz sobre o altar nem a cruz processional ao lado deste.
ExcluirO mesmo n. 122 afirma que se já há uma cruz no presbitério, a cruz processional é colocada em um lugar adequado fora dele (na sacristia, por exemplo).
Em que lado do altar deve ser colocada a cruz processional quando não se tem a cruz do altar?
ResponderExcluirNão há uma norma a respeito. Geralmente se coloca no lado oposto ao ambão, apenas por uma questão de estética, para não sobrecarregar de símbolos apenas um lado do presbitério. Porém, repito, isto não é uma norma.
ExcluirA cruz processional d aminha comunidade, está com muita ferrugem e acaba sujando a vestimenta dos coroinhas. Tem esta cruz com cabo galvanizado que não corrói?
ResponderExcluirVocê precisa pesquisar em lojas especializadas na venda de objetos litúrgicos. Nosso blog é dedicado apenas ao estudo.
ExcluirLembro de há muito tempo, não sei onde, ter lido algo sobre, em uma situação muitíssimo específica, a cruz processional ser levada de costas, voltada para o celebrante. Não lembro bem do motivo mas acho que tinha algo a ver com o cardinalato. Poderia me dar uma orientação? Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirEsse gesto era previsto quando o Arcebispo Metropolitano (não necessariamente Cardeal) se dirigia solenemente a uma igreja, endossando suas vestes corais. Por exemplo, quando ia tomar posse na Catedral. Nesse caso se utilizava a cruz arquiepiscopal, com duas traves ao invés de uma, voltada para o próprio Arcebispo.
ExcluirO atual Cerimonial dos Bispos, promulgado em 1984, ainda prevê o uso da cruz arquiepiscopal quando o Arcebispo se dirige solenemente a uma igreja, porém, indicando que a cruz é levada com a imagem do Crucificado voltada para frente (n. 79).
A cruz processional pode ser usada pra outros filhos, como peça de escola?
ResponderExcluirNão. A bênção de objetos litúrgicos indica que esses "se destinam unicamente ao culto divino" (Ritual de Bênçãos, nn. 1077-1078). O mesmo vale para as vestes litúrgicas ou paramentos (n. 1079).
ExcluirA cruz processional, fica virada para a assembléia ou para o altar?
ResponderExcluirDurante a procissão de entrada, a cruz é conduzida com a imagem do Crucificado voltada para a frente (Cerimonial dos Bispos, n. 128).
ExcluirSe a cruz é colocada junto ao altar, convém que fique voltada para a assembleia, uma vez que a Instrução Geral do Missal Romano indica que a cruz do altar deve ser "bem visível para o povo reunido" (n. 308).