sábado, 14 de julho de 2012

A patena

A patena (do latim patena, pequeno prato) é o vaso sagrado destinado a conter o Corpo de Cristo durante a Celebração Eucarística. A patena, assim como o cálice, remonta ao gesto de Cristo na Última Ceia, que “tomou o pão em suas mãos”. Como este pão deveria estar em um prato, a Igreja passou a utilizar a patena na Celebração Eucarística.


Normalmente coloca-se na patena apenas a hóstia maior, para a comunhão do sacerdote. Contudo, nada impede que se coloquem nela também algumas das hóstias destinadas à comunhão dos fieis, sobretudo em Missas com pequenos grupos. Além disso, a hóstia maior (que só é maior para facilitar sua visualização) pode ser partida em pedaços menores no momento da Fração do Pão e distribuída aos fieis.

Por conter o Corpo do Senhor, a patena deve ser feita de metal nobre (cf. Instrução Redemptionis Sacramentum, n. 117).. Normalmente ela é feita do mesmo material do cálice e está em harmonia com ele.


Para a Celebração Eucarística, a patena com a hóstia (ou hóstias) é normalmente colocada sobre o cálice na credência. No momento da Apresentação das Oferendas, o acólito ou coroinha leva-a junto com o cálice ao altar, onde permanece durante toda a Liturgia Eucarística. Pode também ser levada ao altar por um fiel durante a procissão das oferendas, contendo o pão (cf. IGMR, n. 140; Cerimonial dos Bispos, n. 145). Após a Comunhão, o sacerdote ou o diácono purifica-a junto com o cálice no altar ou na credência.

Pelo nome de patena também designa-se a bandeja de comunhão, uma bandeja que é segurada sob a boca ou as mãos do fiel durante a Comunhão, a fim que que nenhum fragmento das Sagradas espécies se perca. Cumpre notar que seu uso é muito recomendado (cf. Instrução Redemptionis Sacramentum, n. 93).


A patena, antes de ser utilizada, convém que seja abençoada por um sacerdote com a bênção própria, conforme consta no Ritual de Bênçãos (p. 510-517). Esta bênção da patena é a mesma do cálice, pois ambos formam sempre um conjunto.

Por fim, a patena com o pão é entregue ao neo-sacerdote na celebração da Ordenação Presbiteral, junto com o cálice com vinho. Também pode ser entregue com o pão ao acólito em sua instituição.

7 comentários:

  1. Bom dia!
    Gostaria de saber se pode retirar a patena do cálice e colocar a hóstia maior na âmbula? Vi um padre fazer isso. Pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é algo comum, mas não constitui propriamente um abuso. Em alguns lugares existem algumas patenas de maiores proporções que servem também como âmbulas.

      Excluir
  2. Tenho uma dúvida,como deve ser colocado a óstia maior na patena, com o desenho para baixo ou para cima? Sou ministra , obrigada, pois mudei de paróquia e onde estou colocam diferente, obrigada

    ResponderExcluir
  3. Não existe uma normativa a este respeito. Inclusive não está prescrito que a hóstia deva conter alguma espécie de desenho.

    ResponderExcluir
  4. Assumi a coordenação Geral da Capela de São Lourenço-pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Graças-Mafra SC..estou ne familiarizando com as linguagens litúrgicas..encontrei seu saite e está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  5. Existe um lado correto do sacerdote que o coroinha deve estar para segurar a patena na ocasião da distribuição da Hóstia Santa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma norma específica a respeito, mas faz mais sentido que fique junto do braço com o qual o sacerdote ou ministro distribui a Comunhão (geralmente o direito).

      Excluir