terça-feira, 14 de maio de 2024

Procissão e Missa em honra de Santo Estanislau em Cracóvia (2024)

No domingo após o dia 08 de maio, data em que se celebra na Polônia a Solenidade de Santo Estanislau, Bispo e Mártir (†1079), co-padroeiro do país junto com Santo Adalberto, se realiza uma procissão da Catedral de Wawel em Cracóvia até o Mosteiro de Skałka (polonês para “pequena rocha”), local do martírio do santo.

Esta procissão, na qual são conduzidas as relíquias de Santo Estanislau e de outros Santos poloneses, se realiza há 770 anos, desde maio de 1254, após a Canonização de Santo Estanislau em setembro de 1253, sendo interrompida apenas em circunstâncias extraordinárias.

Neste ano de 2024 a procissão teve lugar no dia 12 de maio, seguida da Santa Missa da Solenidade da Ascensão do Senhor no “altar do Terceiro Milênio” junto à Basílica de Skałka, presidida por Dom Antonio Guido Filipazzi, Núncio Apostólico na Polônia, que participou pela primeira vez da celebração após sua nomeação em agosto de 2023 [1].

Relíquia de Santo Estanislau
A procissão com as relíquias dos santos parte da Catedral de Wawel

Santa Missa no Mosteiro de Skałka: Procissão de entrada

Incensação da imagem da Virgem Maria
Ritos iniciais
Evangelho
Homilia
Incensação da cruz
Consagração
Doxologia
Pai nosso
Bênção com as relíquias de Santo Estanislau

[1] Dom Antonio Guido Filipazzi, até então Núncio Apostólico na Nigéria, sucedeu Dom Salvatore Pennacchio, Núncio na Polônia de 2016 a 2023, nomeado Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica em Roma, instituição responsável pela formação do corpo diplomático da Santa Sé.

Confira também:
Celebrações dos 770 anos da Canonização de Santo Estanislau (2023): Roma / Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário