Na quinta-feira, 09 de maio de 2024, o Papa Francisco presidiu no átrio da Basílica de São Pedro a cerimônia de proclamação do Jubileu de 2025, com a entrega da Bula Spes non confundit.
O Papa entregou cópias da Bula aos Arciprestes das quatro Basílicas Maiores e a outros oficiais da Cúria Romana [1]. Em seguida o Monsenhor Leonardo Sapienza, Protonotário Apostólico, leu uma síntese da Bula junto à Porta Santa.
Seguiram-se as II Vésperas da Solenidade da Ascensão do Senhor dentro da Basílica.
Os Cerimoniários assistentes foram Dom Diego Giovanni Ravelli e o Monsenhor Yala Banorani Djetaba. O livreto da celebração pode ser visto aqui.
Cópias da Bula Spes non confundit
Monição introdutória
Entrega da Bula (Cardeal Gambetti, Arcipreste de São Pedro)
[1] Arciprestes: Basílica de São Pedro: Cardeal Mauro Gambetti; Basílica de Santa Maria Maior: Cardeal Stanisław Ryłko Basílica de São Paulo fora dos muros: Cardeal James Michael Harvey.
O ofício de Arcipreste da Basílica do Latrão, Catedral de Roma, encontra-se vacante, uma vez que o Cardeal Angelo De Donatis foi nomeado Penitenciário-Mor. Portanto, a cópia da Bula foi entregue a Dom Guerino Di Tora, Vigário do Arciprestre.
Também receberam a Bula representantes dos Dicastérios para a Evangelização, para as Igrejas Orientais e para os Bispos, a serviço da Igreja em todo o mundo, além do Monsenhor Leonardo Sapienza, Decano do Colégio de Protonotários Apostólicos, responsáveis pelos principais documentos do Papa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário